Ministério do Esporte Aldo Rebelo anuncia três nomes para a equipe do Ministério do Esporte
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Aldo Rebelo anuncia três nomes para a equipe do Ministério do Esporte

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, anunciou nesta segunda-feira (14.11) três nomes que comporão a equipe do Ministério. A economista Paula Pini, hoje coordenadora de projetos do Banco Mundial, será a secretária-executiva. Para a chefia da Assessoria de Relações Internacionais, Rebelo contará com o diplomata Carlos Henrique Cardim, que até 2011 ocupava o posto de embaixador na Noruega e na Islândia. A Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social será ocupada pelo vice-almirante reformado da Marinha Afonso Barbosa, que deixa a diretoria da Bunge para ser colaborador do Ministério do Esporte.

Aldo Rebelo ressaltou que os novos membros da equipe são "pessoas qualificadas e comprometidas com o país, capazes de contribuir muito com o grande desafio que o Ministério tem pela frente".

Perfil
A secretária-executiva indicada, Paula Pini, é especialista em desenvolvimento urbano, com mais de 20 anos de experiência em operações de financiamento de agências multilaterais. Desde 1998, ocupa o posto de especialista sênior para Desenvolvimento Urbano no Banco Mundial, em Washington. Coordenou as ações para a América Latina e Caribe (1998-2008) e África (desde 2008). É graduada pela Universidade de Paris I - Sorbonne, onde também fez mestrado em Desenvolvimento Rural. Já ocupou posições de coordenação na Cobrape (Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos) e no CNEC (Consórcio Nacional de Engenheiros Construtores).

O diplomata Carlos Henrique Cardim, indicado para a chefia da assessoria internacional do ministro, já ocupou postos na Noruega (onde foi embaixador até 2011), Paraguai, Estados Unidos, Venezuela, Chile e Argentina. É professor do Instituto Rio Branco e do Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília. Já ocupou os cargos de assessor do ministro-chefe da Casa Civil da Presidência da República (1986), de diretor da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (1997) e de diretor do Centro de Estudos Estratégicos do Ministério da Ciência e Tecnologia (1999). Também foi diretor do Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais (IPRI), órgão da Fundação Alexandre de Gusmão (Funag), de 2005 a 2010. É doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo.

O futuro secretário nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social fez carreira na Marinha, de onde se retirou em 2007, no cargo de vice-almirante. Já ocupou posições de destaque no governo, como assessor parlamentar da Presidência da República durante a Constituinte (1986-1988) e no gabinete do Ministério da Marinha (1996-1998), e como diretor de Política e Estratégia do Ministério da Defesa (2005). Depois de deixar a Marinha, foi assessor especial do secretário municipal de Administração do Rio de Janeiro (2009). Ocupa atualmente a diretoria da Bunge Brasil, de onde está se desligando para compor a equipe do Ministério do Esporte.

Confira a reportagem em vídeo

 

Confira a reportagem em áudio


 


Ascom - Ministério do Esporte
Foto: Ascom/ME
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla