Ministério do Esporte Congresso Paraolímpico reúne especialistas de conhecimento científico do esporte adaptado
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Congresso Paraolímpico reúne especialistas de conhecimento científico do esporte adaptado

A Universidade Federal de Uberlândia acolheu um dos maiores eventos científicos sobre o esporte adaptado de alto rendimento do mundo. A segunda edição do Congresso Paraolímpico Brasileiro reuniu mais de 700 congressistas, distribuídos entre profissionais, pesquisadores e estudantes da área. "A segunda edição marcou a consolidação do evento, que é o maior espaço nacional para pesquisa, inovação e debate sobre o conhecimento científico relacionado ao paradesporto, onde tivemos grandes nomes do movimento paraolímpico internacional", resumiu o presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB), Andrew Parsons.
 
O encontro, realizado entre os dias 27 e 29 de outubro, contou com a presença do diretor executivo do Comitê Paraolímpico Internacional (CPI), Xavier González, que demonstrou entusiasmo com a iniciativa brasileira. "O Brasil vem se firmando como uma das potências do esporte paraolímpico. Isso é fruto de trabalho. Fico satisfeito em ver o Comitê Paraolímpico Brasileiro capacitar seus profissionais", disse González.
 
Na oportunidade, Xavier transmitiu a experiência em organizar os Jogos Paraolímpicos e apresentou modelos de gestão do CPI, como planejamento estratégico, organização das competições, recursos humanos, recursos financeiros e gestão de riscos.
 
Para expor a realidade e o desenvolvimento do Brasil no esporte adaptado de alto rendimento, o presidente do CPB, Andrew Parsons, falou sobre o modelo de gestão nacional. Parsons mostrou a evolução do país no quadro de medalhas nos Jogos Paraolímpicos, ao saltar da 37ª colocação nos Jogos de Atlanta, em 1996, para o 9ª em Pequim, em 2008.
 
"Nosso objetivo é ficar entre os sete melhores do mundo nos Jogos de Londres 2012. Estamos trabalhando duro há algum tempo na gestão e administração dessa meta. Sabemos exatamente onde estamos e aonde queremos chegar", contextualizou Parsons.
 
O público teve a chance de aprofundar o conhecimento sobre as modalidades paraolímpicas. Uma delas foi o futebol de 5 para cegos, em que os participantes do encontro vivenciaram a modalidade na prática. Com os olhos vendados, eles entraram em quadra e experimentaram a atividade, para ter noção de espaço e audição, orientados pelo professor Ramon Pereira. Outros se sentaram nas cadeiras de rodas e jogaram basquete, para conhecer as regras de classificação e arbitragem. 
 
O presidente do Congresso, dr. Alberto Martins, finalizou o evento convidando os congressistas para a próxima edição do evento em novembro de 2012, em Natal, no Rio Grande do Norte. O 2º Congresso Paraolímpico Brasileiro foi promovido pelo Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB) e contou com o apoio do Ministério do Esporte.

Breno Barros, com informações do CPB
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla