Ministério do Esporte Integrante do Bolsa-Atleta será porta-bandeira na abertura dos Jogos Parapan-Americanos
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Integrante do Bolsa-Atleta será porta-bandeira na abertura dos Jogos Parapan-Americanos

A cerimônia de abertura dos Jogos Parapan-Americanos, no próximo sábado (12.11), em Guadalajara, no México, terá como porta-bandeira o bolsista do Ministério do Esporte André Brasil (foto). Dono de quatro recordes paraolímpicos e 16 mundiais, incluindo competições em piscinas longas e curtas, o nadador e integrante do programa Bolsa-Atleta é um dos maiores nomes do paradesporto mundial. Nas três últimas competições mais relevantes da natação paraolímpica - Paraolimpíadas de 2008 e os Mundiais de piscina curta em 2009 e piscina longa 2010 - André conquistou 16 medalhas de ouro.

O prefeito de Guadalajara, Jorge Aristóteles Sandoval Diaz, recebe hoje (09.11) os atletas de todas as delegações na abertura oficial da Vila Parapan-Americana. Segundo Andrew Parsons, presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB), o processo de chegada à Vila é uma logística complicada. Temos de ser eficientes, de modo a tornar esse processo o mais confortável possível. Todo o trabalho desenvolvido depende do CPB e do Comitê Organizador dos Jogos Parapan-Americanos de Guadalajara (Copag).

Bicampeão mundial da modalidade e também participante do Bolsa-Atleta, o ciclista Soelito Ghor  foi um dos primeiros a chegar. "Estamos um pouco ansiosos, pois não vemos a hora de competir", ressaltou o estreante em Parapans. "Corremos mundiais e outras competições, mas queremos conhecer os adversários que estarão aqui. Acredito que temos muita chance de trazer medalhas para o nosso País. A equipe está unida e trabalhando muito para os resultados serem positivos", disse.

Com a meta de manter os resultados alcançados no Rio em 2007 - quando ficou em primeiro lugar no quadro geral de medalhas com 83 ouros, 68 pratas e 77 bronzes -, os brasileiros começaram a chegar ao México na última segunda-feira (07.11), com as equipes de ciclismo e tiro com arco. As equipes de atletismo, natação, bocha e goalball chegaram à noite, e as demais equipes - basquete em cadeiras de rodas, futebol de cinco, halterofilismo, judô, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado - no dia seguinte.

Cleide Passos
Foto: Divulgação/CPB
Ascom - Ministério do Esporte

Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla