Ministério do Esporte Primeiros dias das Olimpíadas Universitárias são dedicados a modalidades individuais
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Primeiros dias das Olimpíadas Universitárias são dedicados a modalidades individuais

Os três dias iniciais de competições das Olimpíadas Universitárias - JUBs 2011 foram dedicados para quatro modalidades individuais: xadrez, judô, natação e atletismo. As disputas tiveram início na sexta-feira (04.10), em Campinas (SP), com as provas de xadrez masculino e feminino, no Clube Semanal de Cultura Artística. Duelaram 74 atletas, que colocaram o cérebro para funcionar em sete rodadas que definiram o vencedor pela somatória dos pontos gerais.

No sábado (05.10), foi a vez das outras três modalidades individuais. Pela manhã, no Ginásio Rogê Ferreira, os atletas entraram no tatame para disputar o judô nas categorias meio-pesado e pesado. Luciana Mazetto (Unoesc-SC) venceu Beatriz de Nazareth (Universo-RJ) e conquistou o tricampeonato na categoria meio-pesado. No período da tarde, competiram os judocas das categorias médio e meio-médio.

Tricampeã sul-americana nas categorias de base, a bolsista do Ministério do Esporte Rafaela Barbosa tornou-se a grande revelação do judô nos JUBs 2011. A atleta da Unip (AM) derrotou a também bolsista Raquel Silva e a judoca Suellen Sena para conquistar a medalha de ouro na categoria meio-leve (-52kg).

Pela primeira vez nas Olimpíadas Universitárias, a bicampeã dos Jogos Pan-Americanos Edinanci Silva (Unip-SP) levou o ouro na categoria pesado (+78kg). A judoca venceu o combate contra Luciana Mazaretto, da (Unoesc-SC), com três yukos contra um. No masculino, Francinaldo Segundo (Faculdade Santo Agostinho-PI) conquistou o ouro na categoria pesado (+100kg), ao vencer Pedro Henrique Dalagassa (Unibrasi-PR). Na categoria meio-pesado (-100kg), o título ficou com o catarinense Gustavo Martins (Unisul-SC), que se sagrou bicampeão das Olimpíadas Universitárias.

As provas de atletismo foram realizadas no Centro Esportivo de Alto Rendimento (Caer), com as eliminatórias dos 100m rasos feminino e as finais do salto com vara masculino e arremesso de peso feminino. A vencedora no lançamento de dardo foi a catarinense Lilian Seibert (Uniasselvi-SC), com a marca de 49,86m. O segundo lugar ficou com a bolsista Maria Conceição da Silva (FMN-PE), que alcançou 45,92m, seguida por Edjane da Silva (Unifor-CE), com 39,38m.

Também foram disputadas no Centro Esportivo de Alto Rendimento as provas de natação. A partir de quarta-feira (09.10), começam as provas coletivas, com os torneios de basquete, futsal, handebol e vôlei.

Parceria
As Olimpíadas Universitárias - JUBs 2011 são realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), em parceria com o Ministério do Esporte e a Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU). Na edição atual, os Jogos contam com o apoio da prefeitura de Campinas e da Federação Universitária Paulista de Esportes (Fupe).

Mais de 200 instituições de ensino superior enviaram estudantes para os dez dias de competições. As Olimpíadas Universitárias têm entrada gratuita em todas as modalidades. Cerca de 700 profissionais, entre voluntários e estudantes de diversas áreas, trabalham no evento.

Breno Barros
Foto: COB/Divulgação
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla