Ministério do Esporte Ministério do Esporte prestigia abertura das Olimpíadas Universitárias - JUBs 2011
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Ministério do Esporte prestigia abertura das Olimpíadas Universitárias - JUBs 2011

O Ministério do Esporte, representado pelo secretário Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social, Wadson Ribeiro, participou nesta sexta-feira (04.11), em Campinas (SP), da cerimônia de abertura da etapa nacional das Olimpíadas Universitárias - JUBs 2011. A competição, que vai até 13 de novembro, reunirá cerca de 3 mil atletas dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal na disputa por medalhas em oito modalidades esportivas.

Para o secretário Wadson Ribeiro, os JUBs são um dos principais eventos esportivos do país e demonstram que o Brasil tem estrutura e capacidade para sediar grandes competições também na área estudantil.  "As Olimpíadas Universitárias mostram que o Brasil tem condições de organizar eventos ainda maiores, como as Universíades de 2017", afirmou o secretário, citando a candidatura de Brasília a cidade-sede do torneio internacional. Além disso, diz Ribeiro, o apoio do Ministério do Esporte à organização das Olimpíadas Universitárias 2011 é um reflexo da política adotada pelo governo brasileiro de incentivo ao desporto educacional.

Segundo o secretário, os JUBs também são importantes para a descoberta de talentos nas universidades que, futuramente, poderão representar o país em competições internacionais, como os Jogos Olímpicos Rio 2016. "Muitos estudantes que passam por aqui (JUBs) têm potencial para estar em 2016", apostou. Para ele, nos últimos anos, o governo brasileiro tem priorizado várias forma de investimento do esporte de base e dentro da universidade. "O ministério fortalece a tendência de investir no desporto educacional não só ao apoiar esse tipo de competição, mas também por meio da Lei de Incentivo ao Esporte e pelo sucesso do Bolsa-Atleta", lembrou o secretário.

Modalidades
As Olimpíadas Universitárias - JUBs 2011 são realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), em parceria com o Ministério do Esporte e a Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU). Na edição atual, os Jogos contam com o apoio da Prefeitura Municipal de Campinas e da Federação Universitária Paulista de Esportes (FUPE).

Mais de 200 instituições de ensino superior enviarão estudantes para os dez dias de competições. Serão disputados, nas modalidades individuais, atletismo, judô natação e xadrez. Na quarta-feira (09.11), terão início as competições de basquete, futsal, handebol e vôlei.

As Olimpíadas Universitárias têm entrada gratuita em todas as modalidades. Cerca de 700 profissionais, entre voluntários e estudantes de diversas áreas, vão trabalhar no evento.

Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla