Ministério do Esporte ÁUDIO: Mais de 70% da delegação brasileira no Parapan é bolsista do Ministério do Esporte
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

ÁUDIO: Mais de 70% da delegação brasileira no Parapan é bolsista do Ministério do Esporte

A equipe brasileira de atletas que disputará a quarta edição dos Jogos Parapan-Americanos, de 12 a 20 de novembro, em Guadalajara, no México, conta com 223 atletas, sendo 162 deles (72%) beneficiados pelo programa Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte. Eles irão buscar classificações para as Paraolimpíadas de Londres em 2012 e competirão no mesmo patamar de igualdade de países desenvolvidos como Canadá e Estados Unidos.

Os atletas disputarão 13 modalidades: atletismo, basquete em cadeiras de rodas, bocha, ciclismo, futebol de 5, goalball, judô, halterofilismo, natação, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, tiro com arco e vôlei sentado. Um convênio firmado entre o Ministério do Esporte e o Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB), no valor de R$ 6,3 milhões, viabilizou a ida de seis seleções brasileiras paraolímpicas.

O Parapan será classificatório para os Jogos de Londres 2012 em algumas modalidades, como basquete (Canadá e Estados Unidos já têm vaga), goalball, halterofilismo (vencedor de cada categoria de peso) tênis de mesa (o campeão de cada categoria) e vôlei sentado (somente o campeão conquista vaga). No tiro com arco e no tênis em cadeiras de rodas, a pontuação no Parapan vale para o ranking internacional, qualificatório para as Paraolimpíadas.

Na primeira edição dos Jogos em 1999, na cidade do México, o Brasil conquistou 180 medalhas (92 de ouro, 55 de prata e 33 de bronze), alcançando o segundo lugar geral. Em Mar del Plata 2003, o país foi vice novamente, com 164 (80 ouros, 53 pratas e 31 bronzes). A meta deste ano é repetir a primeira colocação no quadro geral de medalhas, conquistada na última edição do Parapan-Americano no Rio.

Segundo o presidente do CPB, Andrew Parsons, o hipismo, modalidade que recebeu R$ 207,3 mil da verba do ministério, foi a primeira categoria a utilizar os recursos em um intercâmbio internacional cultural que começou no dia 6 de junho em competições na Europa, com qualificatórias para Londres 2012.

Confira a reportagem em áudio



Cleide Passos
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla