Ministério do Esporte Campinas recebe 3 mil atletas para a disputa das Olimpíadas Universitárias 2011
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Campinas recebe 3 mil atletas para a disputa das Olimpíadas Universitárias 2011

A cidade de Campinas se prepara para receber, entre os dias 4 e 13 de novembro, a etapa nacional das Olimpíadas Universitárias - JUBs 2011. O evento reunirá cerca de 3 mil atletas dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal na disputa por medalhas em oito modalidades esportivas.

Mais de 200 instituições de ensino superior enviarão estudantes para os dez dias de jogos. Serão disputados, nas modalidades individuais, atletismo, judô natação e xadrez. Na quarta-feira (09.11), terão início as competições de basquete, futsal, handebol e vôlei.

Participarão do evento vários nomes da nova geração cotados para representar o país nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Entre eles, está a judoca Raquel Silva, que acumula diversas medalhas em etapas da Copa do Mundo e é uma das beneficiadas pelo programa Bolsa-Atleta, do Ministério do Esporte. Ela é irmã da também bolsista e judoca Rafaela Silva, que conquistou recentemente a medalha de prata na 16ª edição dos Jogos Pan-Americanos, em Guadalajara.

Além de Raquel, competirão nomes importantes do atletismo, como a campeã pan-americana dos 100m e do revezamento 4 x 100m, Rosângela Santos, e a bolsista Alessandra Picagevicz, primeira atleta a representar o Brasil em Jogos Olímpicos na marcha atlética.

As Olimpíadas Universitárias têm entrada gratuita em todas as modalidades. Cerca de 700 profissionais, entre voluntários e estudantes de diversas áreas, vão trabalhar no evento.

Memória
A organização do esporte universitário no país foi orientada pelo decreto-lei 3.617, de 1941, no governo Getúlio Vargas. Na ocasião, os Jogos de São Paulo, em 1935, foram reconhecidos como a primeira Olimpíada Universitária brasileira. Desde então, foram realizadas mais de 50 edições da competição, que se tornou o maior evento esportivo acadêmico do país.

Os atletas-estudantes representam as instituições, que, por sua vez, somam pontos para a federação do estado de origem. Na última edição, realizada na cidade de Blumenau, a delegação catarinense ficou com a primeira colocação, seguida por São Paulo, com o segundo lugar, e Pernambuco, em terceiro.

As Olimpíadas Universitárias - JUBs 2011 são realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), em parceria com o Ministério do Esporte e a Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU). Na edição atual, os Jogos contam com o apoio da Prefeitura Municipal de Campinas e da Federação Universitária Paulista de Esportes (FUPE).

Paula Braga
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla