Ministério do Esporte ÁUDIO E VÍDEO: Aldo Rebelo assume com missão de continuar preparativos de grandes eventos
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

ÁUDIO E VÍDEO: Aldo Rebelo assume com missão de continuar preparativos de grandes eventos

Com a missão de manter a interlocução com a FIFA e outras entidades relacionadas com a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 e comandar as ações do governo federal de preparação do Mundial, Aldo Rebelo tomou posse como ministro do Esporte em cerimônia comandada pela presidenta Dilma Rousseff no Palácio do Planalto na tarde desta segunda-feira (31.10). Para a presidenta, o ministro já assume a pasta com o objetivo de estabelecer contato com os organizadores do Mundial e das Olimpíadas de 2016.

"O novo ministro tem plenas condições de dar continuidade aos preparativos para os grandes eventos e estabelecer, desde logo, relações claras com representantes de todos os entes responsáveis pela organização da Copa do Mundo e das Olimpíadas", afirmou Dilma. "Ganho um novo colaborador, líder, homem de Estado, defensor de questões nacionais com opinião forte".

A presidenta ainda reforçou a posição do governo federal de manter direitos adquiridos na negociação para aprovação da Lei Geral da Copa. "O novo ministro do Esporte saberá empreender, realizar e negociar, quando necessário, a busca de soluções para que todos ganhem, principalmente e especialmente, o Brasil e povo brasileiro, sem que ninguém precise abdicar nem abrir mão de nenhum dos direitos adquiridos", disse. A presidenta finalizou o discurso chamando o governo para o ataque: "Uso uma imagem emprestada do futebol, muito usada pelo presidente Lula. Hoje, colocamos a bola o chão. Reiniciamos o jogo e vamos para o ataque por um Brasil mais justo e desenvolvido. Está será a vitória de todos nós".

Na cerimônia, que contou com a presença de autoridades, parlamentares, dirigentes esportivos, ex-atletas e do craque Pelé, embaixador honorário do Brasil para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, Aldo Rebelo destacou a mobilização do País para a realização da Copa e das Olimpíadas como os principais desafios que enfrentará em seu novo posto. "Assumo a responsabilidade com a humildade de saber que o desafio talvez esteja num nível mais elevado do que minha capacidade. Por essa razão, precisarei da contribuição e do apoio do governo, dos ministros, da imprensa esportiva, dos clubes de futebol", ressaltou.

O novo ministro fez elogios à presidenta Dilma Rousseff - "uma mulher que governa o País em um momento importante para a pátria e o esporte nacional" - e a seu antecessor, Orlando Silva, de quem ressaltou a postura e a história como militante, além de sua importância para o esporte no Brasil. "Orlando tem o espírito elevado de contribuir e buscar o bem comum", disse.

Esporte e paz
"A Copa traduz a expectativa do mundo. Trata-se de um episódio histórico, de festa da humanidade. Das montanhas do Tibete às planícies da Patagônia, todos exaltam essa espécie de religião panteísta. Cada Estado tem seu Deus. E o Deus dos deuses está representado na figura desse garoto", disse Rebelo, em referência a Pelé.
 
Segundo o ministro, as Olimpíadas são uma promessa em si de confraternização, de paz, de congraçamento dos povos. "E a América Latina acolhe o papel de organizar esse evento pela primeira vez", ressaltou. O ministro afirmou, ainda, que a FIFA, organização que gerencia o futebol internacional, reúne mais integrantes (208) do que a própria Organização das Nações Unidas (193). "Enquanto as potências discutem se apoiam a Palestina como filiada, a FIFA já reconhece e a acolhe como membro integrante. Até já disputou Eliminatórias", afirmou.

Trabalho excepcional
A presidenta Dilma classificou como "excepcional" o trabalho de Orlando Silva, antecessor de Aldo, à frente da Pasta: "Sou testemunha desse trabalho incansável, primeiro como ministra, e agora como presidenta. Orlando não perde meu respeito e terá tranquilidade para se defender".

Também presente à cerimônia, Orlando Silva saudou Pelé, desejou melhoras ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que trata de um câncer na garganta, e agradeceu os apoios que teve enquanto foi ministro, além de voltar a se defender das acusações que recebeu. Foi aplaudido de pé pelos presentes.

"Me cabe agradecer primeiramente à presidenta Dilma, que me deu oportunidade de participar dessa equipe que está mudando o Brasil". Orlando Silva destacou também a colaboração de atletas, confederações, federações e dirigentes esportivos, agradeceu o esforço do Congresso Nacional pela aprovação de leis que ajudaram na evolução do esporte brasileiro, bem como sua equipe no Ministério e o apoio de colegas de Esplanada.

Orlando Silva citou a modernização da Lei Pelé, a aprovação da Lei do Alto Rendimento e a Lei Geral da Copa como algumas iniciativas de que esteve à frente em sua passagem pelo Ministério do Esporte. Além disso, elogiou as qualidades de Aldo Rebelo como homem público e líder: "Sua capacidade vai encantar o esporte e o País".

Confira a reportagem em áudio:

Confira a reportagem em vídeo:

Tiago Falqueiro - Portal da Copa
Ascom - Ministério do Esporte
Foto: Glauber Queiroz

Confira o Portal da Copa, site do governo federal sobre a Copa 2014
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no
Twitter e no Facebook


Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla