Ministério do Esporte Complexo Esportivo de Deodoro ganha novo prêmio de arquitetura
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Complexo Esportivo de Deodoro ganha novo prêmio de arquitetura

O projeto arquitetônico do Complexo Esportivo de Deodoro, na Zona Oeste do município do Rio de Janeiro, construído pelo Ministério do Esporte para os Jogos Pan-Americanos de 2007 e já visando à realização dos Jogos Olímpicos, ganhou o "Special Prize" do prêmio COI/IAKS Award, na categoria "Instalações Esportivas Especiais". O Prêmio IOC/IAKS foi instituído em 1987 e é conferido a cada dois anos pelo Comitê Olímpico Internacional e pela Associação Internacional para Instalações de Esporte e Lazer (IAKS), com sede em Colônia, na Alemanha.

O projeto de Deodoro já havia sido premiado na Bienal Ibero-Americana de Lisboa em 2008 e obteve a Medalha de Ouro no primeiro Prêmio IAKS/LAC em 2010, para a melhor instalação esportiva da América Latina e do Caribe.

No entanto, neste ano a disputa foi mais acirrada. O projeto brasileiro competiu com instalações dos cinco continentes. Desde 1987, o COI/IAKS Award premia, a cada dois anos, as instalações esportivas com design e funcionalidade exemplares. O concurso é o único prêmio internacional de arquitetura para instalações esportivas e recreativas já em operação.

"Foram dois anos de estudo para fazer um centro esportivo moderno e que se tornasse referência mundial. Naquela época, já se vislumbrava a candidatura do Rio para sediar os Jogos Olímpicos e, por isso, o Complexo foi todo desenhado para se tornar um legado para que o país pudesse receber outros grandes eventos", destaca o arquiteto Bruno Campos, que liderou o projeto com os colegas Marcelo Fontes e Silvio Todeschi, do escritório BCMF Arquitetos, de Belo Horizonte.

O Complexo de Deodoro conta, originalmente, com dois centros esportivos nacionais de excelência, nas modalidades de Hipismo e Tiro Esportivo, e os centros de hóquei sobre grama e de pentatlo moderno, construídos já sob os padrões de competições internacionais. No final de 2009 foram inauguradas instalações de judô, erguidas pela Vale, no projeto Brasil Vale Ouro, em parceria com o governo federal. Para os Jogos de 2016, o Complexo vai ganhar novas estruturas, como o Parque Radical do Rio, ou X-Park, um centro de esportes radicais, em área contígua.

Unidade para as instalações
Bruno Campos diz que a execução do projeto buscou um tom de unidade às quatro instalações. Para isto, além de permitir a pré-fabricação, foram empregados poucos materiais (concreto aparente, telha termoacústica, bloco de concreto, cobogó, brises e vidros), que, juntos, unificaram o Complexo, pela combinação de proporções, ritmos e escalas. "Para fazer um projeto dessa magnitude e complexidade, é fundamental estar alinhado com os regulamentos, pré-requisitos e orientações de várias instituições nacionais e internacionais. Para o sucesso da obra, tanto para o evento como para o legado, todos os detalhes devem ser tratados com extremo cuidado", ressalta. Ele lembra que o projeto "lida com questões complexas de um contexto suburbano único, que abrange em uma mesma região um bairro militar bem ordenado e planejado, uma aglomeração informal de alta densidade, uma área industrial em meio a bairros de classe média e uma vasta paisagem natural exuberante".

Até o final de agosto de 2011 o local havia sediado mais de 150 eventos esportivos de diversos tipos, entre mundiais, pan-americanos, sul-americanos, seletivas olímpicas e pan-americanas, disputas nacionais, estaduais e locais e inúmeras provas juvenis, além de treinamentos de atletas e seleções do Brasil e de outros países. O Complexo foi uma das principais sedes dos 5º Jogos Mundiais Militares (JMM), em julho de 2011.

Para os Jogos Olímpicos de 2016, estão previstas as competições de hipismo, tiro esportivo, esgrima e pentatlo moderno, além de canoagem slalom, ciclismo BMX e mountain bike, estas no Parque Radical. Nos Jogos Paraolímpicos, três modalidades: esgrima em cadeira de rodas, hipismo e tiro esportivo. O centro de hóquei será um dos locais de treinamento dos Jogos Olímpicos.

Os três arquitetos e a assessora do ministério Paula Sanches estão em Colônia, na Alemanha, para receber o prêmio nesta quarta, dia 26 de outubro.

Sueli Scutti
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla