Ministério do Esporte ÁUDIO: Ministro do Esporte diz que está confiante e seguro, após encontro com Dilma
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

ÁUDIO: Ministro do Esporte diz que está confiante e seguro, após encontro com Dilma

Acompanhe os principais trechos da entrevista do ministro Orlando Silva, nesta sexta-feira, no Palácio do Planalto

LOC/REPÓRTER: Depois de reunião com a presidente Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto, na noite dessa sexta-feira, o ministro do Esporte, Orlando Silva, desmentiu as especulações de que estaria deixando o cargo. Orlando Silva assegurou que continua à frente da pasta. Acompanhe, agora, os principais trechos da entrevista, concedida pelo ministro, ainda no Palácio do Planalto. Segundo ele, a presidente Dilma ouviu os esclarecimentos sobre as denúncias sem provas, publicadas na imprensa.

TEC/SONORA 1: ministro do Esporte - Orlando Silva

"Desmascarei, diante da presidenta, todas as mentiras que foram perpetradas contra mim, todas as acusações que eu sofri. Informei para presidenta que uma revista publicou que havia recebido dinheiro público, desviado de um convênio; não apresentou provas, porque nunca houve, não há e não haverá provas, porque simplesmente trata-se de uma mentira, é uma calúnia, é uma farsa."

LOC/REPÓRTER: Orlando Silva também anunciou que está processando os acusadores e negou qualquer desvio de conduta dentro do Ministério.

TEC/SONORA 2: ministro do Esporte - Orlando Silva

"Entramos com a queixa-crime contra os caluniadores e nós vamos trazer a verdade à tona. Disse à presidenta, também... rejeitei a afirmação de que havia qualquer tipo de esquema político no Ministério do Esporte e desmascarei cada uma das afirmações caluniosas que tenho sofrido ao longo desses dias. Informei à presidenta, inclusive, que uma verdadeira devassa foi feita no ministério e nós, felizmente, pudemos provar a atitude correta e adequada na condução que temos do Ministério do Esporte."

LOC/REPÓRTER: Orlando Silva também fez questão de dizer à presidente que ele próprio tomou a iniciativa de pedir uma rigorosa apuração das denúncias, veiculadas na imprensa.

TEC/SONORA 3: ministro do Esporte - Orlando Silva

"Disse que cuidei nessa semana de pedir uma apuração por parte do Ministério da Justiça, através da Polícia Federal, onde inclusive ofereci o meu sigilo bancário, telefônico, fiscal, e de correspondência. Eu ofereci, antecipadamente, porque eu quero a máxima transparência na apuração de todos os fatos. Disse pra ela, que diferentemente do que foi publicado, não foi o Ministério Público que exigiu a apuração. Eu é que solicitei do Ministério Público a apuração das notícias veiculadas numa revista, porque me interessa que todos os dados sejam apurados. Informei que preparo uma resposta à Comissão de Ética Pública, uma manifestação detalhada à Comissão de Ética Pública, manifestando as minhas razões, respondendo as calúnias que sofri. Informei, também, de medidas judiciais outras que estudo, de modo a preservar a minha honra, a honra da minha família, porque é inaceitável, para mim, conviver com qualquer tipo de suspeição."

LOC/REPÓRTER: Segundo o ministro, depois de ouvir seus argumentos, a presidente manifestou solidariedade ao auxiliar.

TEC/SONORA 4: ministro do Esporte - Orlando Silva

 "Ela me sugeriu serenidade, paciência, muita paciência, mas reafirmou a confiança que tem no nosso trabalho. Eu informei à presidenta que essa é uma posição próxima da posição do nosso partido. Nosso partido se sentiu ferido, o PCdoB se sentiu ferido, diante de tamanhas acusações. São noventa anos de História, de História de luta, de História a favor do povo do Brasil, a favor do nosso país, mas não vamos hesitar em fazer a defesa, também, do nosso partido."       

LOC/REPÓRTER: O Ministro aproveitou o encontro para falar sobre iniciativas que estão sendo desenvolvidas no Ministério e comentar a participação brasileira nos Jogos Pan-Americanos.

TEC/SONORA 5: ministro do Esporte - Orlando Silva

 "É a maior delegação que o Brasil já enviou a uma competição internacional. Detalhei a participação de alguns atletas que a presidenta tinha um interessa particular em saber a respeito de algumas modalidades. Conversei com a presidenta sobre algumas iniciativas do Ministério do Esporte, na próxima semana, como uma chamada pública para projetos olímpicos para projetos para preparar os atletas para o Rio de Janeiro, em dois mil e dezesseis. Informei de iniciativas para a preparação da visita do presidente da FIFA, que pretende vir ao Brasil e vou organizar a visita do presidente da FIFA ao Brasil e ela fez recomendações para que nós continuássemos a trabalhar, para que nós continuássemos cumprindo os compromissos do ministério, continuássemos a trabalhar a agenda do ministério."

LOC/REPÓRTER: Orlando Silva garantiu que a sua rotina de trabalho permanece inalterada à frente do Ministério.

TEC/SONORA 6: ministro do Esporte - Orlando Silva

 "A presidenta Dilma recomendou que eu continuasse a fazer meu trabalho. Não nem um tipo de discursão desse assunto. Até onde eu sei, só houve especulação, dúvida, em torno de publicações, mas a presidente mostrou-se absolutamente tranquila, atenta, atenta a todas as explicações que fiz, e mostrou-se uma pessoa absolutamente tranquila e confiante."

LOC/REPÓRTER: Sobre as relações da FIFA e o governo brasileiro, Orlando Silva lembro que há o interesse comum de organizar a Copa do Mundo de 2014

TEC/SONORA 7: ministro do Esporte - Orlando Silva

"Eu continuo, insisto, confiante, seguro, trabalhando em defesa do meu governo. As posições que defendo não são posições apenas do ministro ou do ministério. São posições do governo, que insisto, por vezes, podem ser convergentes, por vezes, podem ser divergentes, mas se trata de cumprir compromissos, garantias estabelecidas em contrato, em acordos, o que nos dar absoluta tranquilidade na condução desse processo."

LOC/REPÓRTER: Orlando Silva voltou a afirmar que está trabalhando para aperfeiçoar os programas desenvolvidos pelo Ministério que ele comanda. Ele afirmou que os mecanismos de controle e, também, a imprensa são importantes ferramentas nesse processo.

TEC/SONORA 8: ministro do Esporte - Orlando Silva
 
"Na gestão pública, aqui ou acolá, pode haver problema, pode haver erro e o papel do gestor público é corrigir todo e qualquer erro que venha identificar. O ministério tem ouvidoria, o ministério tem um sistema de controle interno. O Brasil, felizmente, tem órgãos de controle que acompanham a gestão pública. O Brasil tem uma imprensa livre, o que é muito importante, que fiscaliza e acompanha a ação dos governos. E toda e qualquer notícia, informação, que receba acerca de problema identificado no âmbito do meu ministério, a atitude é a mesma: identificado um problema, é preciso que seja apurado o problema, identificada responsabilidades e se houver algum tipo de desvio, algum tipo de malfeito, isso deve ser corrigido, isso deve ser combatido."

LOC/REPÓRTER: O Ministro do Esporte lembrou que as acusações sem provas publicadas na revista Veja são uma reação de quem desviou recursos públicos, irregularidade identificada pelo próprio do Ministério.

TEC/SONORA 9: ministro do Esporte - Orlando Silva

 "Os caluniadores que me atacam nesse momento, o fazem porque nós combatemos o malfeito realizado por eles. Foi a fiscalização do ministério que identificou erros da execução de um convênio e ao identificar demos prazo para explicações, explicações insatisfatórias, prestação de contas insuficientes e, a partir daí, eu determinei a devolução de todos os recursos públicos desviados e é, por isso, para ocultar a exigência da devolução de recursos que ele tenta fazer uma cortina de fumaça com essa insinuações. Portanto, para mim é obrigação do homem público cuidar adequadamente da gestão, das suas responsabilidades, inclusive, da boa utilização do dinheiro públicos."

Ouça o áudio:

 

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla