Ministério do Esporte Resposta ao jornal O Globo (23.10)
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Resposta ao jornal O Globo (23.10)

Sobre a reportagem "Gravação desmente versão de Ministro", veiculada no jornal em 23.10, o Ministério do Esporte esclarece:

A afirmação de que João Dias teria contado com apoio do Ministério para encontrar formas de escapar das investigações sobre desvios de verbas públicas não encontra correspondência com os fatos. Os fatos - e os documentos fartamente divulgados à imprensa pelo Ministério - mostram que João Dias NÃO escapou da investigação, ao contrário.

1 - Foi iniciativa do Ministério determinar Tomada de Contas Especial, exigindo a devolução de quase R$ 4 milhões, referentes aos recursos desviados por este senhor, no comando de entidades conveniadas.
2 - Esta decisão administrativa, iniciada pelo próprio Ministério, é que deu origem à investigação criminal em curso, que já provocou inclusive a prisão deste senhor: inquérito na Polícia Civil, inquérito na PF e um processo tramitando neste momento no STJ.
3 - Em todos esses processos, o Ministério e seus servidores colaboraram com todas as informações solicitadas pelos órgãos de controle e pela Justiça.
4 - Além dos processos em curso, a Advocacia-Geral da União impetrou queixa-crime de calúnia contra João Dias, na semana passada, a pedido do ministro Orlando Silva.
5 - Como a própria matéria aponta, em sua narrativa, o Ministério divulgou os ofícios em que informa inclusive à PM a decisão de instaurar Tomada de Contas Especial nos convênios do policial militar que agora dirige as falsas denúncias ao ministro. Por isso, não há sentido em que suposta gravação se sobreponha aos fatos e aos documentos.

Quanto à calúnia de cobrança de "propina" por parte de um pastor, veiculada na edição de ontem da Folha de S.Paulo, reafirmamos a nota publicada no dia de ontem, em que todas a s ilações são desmentidas:

"O Ministério do Esporte repudia reportagem publicada no jornal Folha de S. Paulo, intitulada Esporte cobrou 10% de propina, afirma pastor, que supostamente apresenta um segundo acusador contra este Ministério. Repete acusações sem provas, não apura, apóia-se em acusador envolvido em irregularidades.

A seguir, o que traz a matéria e esclarecimentos a respeito das afirmações feitas pelo jornal Folha de S. Paulo e seu entrevistado:

Calúnias sem provas, novamente, contra o Ministério do Esporte
As afirmações não se amparam em provas. O jornal ataca uma instituição de forma leviana, usando uma entrevista que carece de sustentação.  David Castro, sem apresentar qualquer justificativa, se recusa a apresentar o nome do suposto servidor que o teria procurado. Nega-se até mesmo a informar o cargo que seria ocupado por esse suposto servidor.

Acusador envolvido em irregularidades
Na tentativa de criar fato jornalístico, o jornal tenta promover a acusador um personagem que é cobrado pelo Ministério do Esporte para devolver recursos desviados na execução de convênio com esta pasta.  Além disso, o senhor David Casto responde ao Ministério Público Federal por irregularidades em convênio. 

A tentativa de envolver o ministro Orlando
O jornal traz na capa informação de que o ministro Orlando Silva  assinou convênio com a Igreja Batista Gera Vida. Isso não é verdade. O ministro não assinou convênio.

Por outro lado, o jornal não menciona na capa que o próprio acusador, em nenhum momento, se refere ao ministro do Esporte. David Castro afirma que não conhece o ministro Orlando Silva.

Ministério exige retratação do jornal
A Folha transforma o que seria uma pauta para apuração em matéria. Quais são as evidências das denúncias? 

Caso não as apresente, a expectativa é que esse jornal adote providências para se retratar."

Ascom - Ministério do Esporte

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla