Ministério do Esporte Resposta ao jornal O Estado de S.Paulo (23.10)
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Resposta ao jornal O Estado de S.Paulo (23.10)

A manchete do jornal O Estado de S.Paulo de 23 de outubro de 2011 - "PC do B monta Esporteduto para controlar verba federal" - veicula inverdades e distorce a realidade dos fatos. Repudiamos tal afirmação, que não encontra amparo na verdade. O jornal não ouviu o Ministério sobre esses dados, que tratam da filiação partidária de prefeitos e governadores que mantém convênios com esta Pasta.

Um levantamento sério, que não transformasse pauta em matéria, poderia derrubar a matéria de capa do Estadão. Mas o ME entende que há coerência com o seu editorial datado de 18 de outubro, onde disse que pouco importa a apuração. Importa ao Estadão provar sua tese no grito. Das 182 prefeituras com as quais o Programa Segundo Tempo mantém convênio, apenas 15 são dirigidas pelo PC do B. Mesmo número de municípios governados pelo DEM e pelo PSDB, partidos de oposição, beneficiados pelo programa (veja tabela abaixo).

Nos estados, a situação também demonstra que o programa atende apenas a critérios técnicos para firmar convênios: das 10 unidades da federação com as quais o Segundo Tempo mantém convênios, quatro são governados pelo PSDB. Estados administrados por DEM, PMDB, PT e PSB também firmaram convênios com o programa.

O Ministério do Esporte rejeita afirmação feita - segundo o jornal - pelo secretário de Esporte de Manaus, Fabrício Silva Lima, de que teria havido sugestão de contratação de ONG. O próprio secretário, na sequência, diz: "Não houve sugestão de nomes." Sobre a sugestão a prefeitos de contratação por meio da ONG Bola pra Frente, a matéria não diz de quem viria tal orientação. A quais lideranças se refere? E, a quais prefeitos? O que significa relativizar reclamações?
 
O Ministério do Esporte reafirma não se pautar por interesses partidários ou pessoais para celebrar convênios ou quaisquer outros atos administrativos. Assim como a criação do Ministério, em 2003, a criação de secretarias municipais e estaduais é uma conquista do esporte brasileiro. A escolha dos secretários municipais e estaduais é prerrogativa de prefeitos e governadores, eleitos pelo voto popular. Convênios são celebrados com entes e não com pessoas.

Prefeituras com convênios vigentes

PT - 38
PMDB - 32
PSDB - 15
DEM - 15
PCdoB - 15
PDT - 14
PSB - 11
PP - 10
PPS - 9
PR - 9
PTB - 5
PSC - 2
PRB - 2
PV - 2
PSDC - 1
PSD - 1
PTC - 1
Total: 182

Ascom - Ministério do Esporte

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla