Ministério do Esporte Brasil lidera torneio de paranatação no Rio de Janeiro
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Brasil lidera torneio de paranatação no Rio de Janeiro

O primeiro dia de competição do Loterias Caixa Brazilian Swimming Open Championship, realizado no Complexo Aquático Maria Lenk , no Rio de Janeiro, foi um sucesso para a paranatação brasileira. O País terminou a quarta-feira (12.10) líder do torneio, com 27 medalhas. Os Estados Unidos ficaram em segundo, com dez, e Argentina em terceiro, com seis. A principal competição antes dos Jogos Parapan-Americanos de Guadalajara termina no sábado (15.10) e reúne as feras da paranatação mundial, representada por 200 atletas do Brasil, Irã, Iraque, África do Sul e Estados Unidos, que concorrem a um prêmio de 40 mil euros.



Entre os favoritos da competição estão os bolsistas do programa Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte Daniel de Faria Dias, André Brasil Esteves e Edênia Nogueira Garcia. André Brasil, da classe S10, levou o ouro nos 100m costas, com o tempo de 1m00s84. O atleta Daniel Dias impressionou a equipe técnica. Mesmo gripado, nadou duas provas e conquistou ouro nas duas disputas.



Daniel venceu os 50m costas em 36s77. Na prova de 200m medley, ele fez 2m49s04, ficando apenas 12 décimos do recorde mundial. Dias afirmou estar bastante feliz com as marcas, principalmente com o tempo do medley. "Nadei duas provas, foi puxado, e mesmo assim fiquei muito perto do recorde mundial. Fiquei surpreso com os resultados, ainda temos um mês para o Parapan-Americano, assim podemos corrigir alguns detalhes", comemora.



Outra surpresa do campeonato foi Edênia Garcia, que nadou os 50m costas com o incrível tempo de 51s9. A atleta não nadava na casa dos 50s desde 2006. "Emoção pura ganhar esse ouro. Nadei com um tempo bom, tentava essa marca há muito tempo. Estou muito feliz com esse resultado", disse a atleta, logo após a prova.



"Os tempos apresentados foram muito bons, tivemos marcas que nos dão possibilidades de recordes no Parapan. Acredito que o open será uma prévia da competição no México", disse o diretor técnico do Comitê Paraolímpico Brasileiro Edilson Rocha Tubiba, que também é chefe de missão do Brasil nos Jogos Parapan-Americanos e em Londres 2012.
 
Cleide Passos
Foto: Alexandre Motta/Exemplus - CPB
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla