Ministério do Esporte Dia Mundial Sem Carro: funcionários do Ministério do Esporte apoiam movimento
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Dia Mundial Sem Carro: funcionários do Ministério do Esporte apoiam movimento

Caminhar, correr, pedalar e patinar são algumas das práticas saudáveis e possíveis de serem adotadas, em especial no "Dia Mundial Sem Carro", celebrado nesta quinta-feira (22.09).  O evento pretende estimular as pessoas a usarem outros meios de transporte, em lugar dos automóveis, durante um dia. O desafio central da jornada é incorporar novos valores ao processo de construção das cidades, tornando-as mais saudáveis e humanas.

No Ministério do Esporte, três funcionários dão o exemplo e fazem sua parte, indo de bicicleta para o trabalho. Com um detalhe: a média de distância de cada trajeto para a Esplanada dos Ministérios é de 23 km. Glauber Queiroz, 28 anos, e Hamilton dos Anjos, 35 anos, saem de bicicleta da cidade-satélite de Sobradinho, a 28 km da Esplanada dos Ministérios. Nelson Luiz, 50 anos, percorre 18 km da sua casa, no Núcleo Bandeirantes, até o trabalho.

"Um dia por ano é muito pouco. Deveria ser um dia por mês, assim, as pessoas também fariam mais exercício físico", sugere Glauber. Hamilton também compartilha da opinião do colega. "A iniciativa é válida, mas deveria ter mais vezes por ano". Ir ao trabalho de bicicleta faz parte da rotina dos funcionários, pelo menos duas vezes por semana.

Frotas cada vez maiores
Atualmente, o Brasil tem 68.548.151 de carros de passeio, número 114,80% superior ao de 2001. Já a frota de motocicletas quase quadruplicou, passando de 4.535.308, em 2001, para 17.645.119 em 2011.

A iniciativa visa sensibilizar os municípios a criarem políticas que motivem a conscientização da população na escolha de alternativas de locomoção. Entre as consequências do grande número de carros e motos nas cidades estão a poluição e o aquecimento global.


Breno Barros
Foto: Elza Fiuza/ABr
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla