Ministério do Esporte Ministérios e movimentos sociais discutem grandes eventos esportivos
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Ministérios e movimentos sociais discutem grandes eventos esportivos

Os ministérios do Esporte e das Cidades, a Secretaria-Geral da Presidência da República e representantes da Frente de Resistência Urbana Nacional de dez estados se reuniram nesta sexta-feira (09.09) para discutir impactos da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos 2016. Os movimentos sociais de luta pela moradia pedem atenção do governo para as remoções causadas pelas obras dos megaeventos. No fim de agosto, o ministro do Esporte, Orlando Silva, recebeu a Frente de Resistência Urbana e, ressaltando a importância dada aos movimentos sociais pelo Governo Federal, assumiu o compromisso de dar continuidade aos debates.


O secretário-executivo do Ministério do Esporte, Waldemar de Souza, destacou a importância da participação da sociedade civil na concretização dos grandes eventos esportivos. A mobilização para organização das competições esportivas vai gerar muitos benefícios para o País, afirmou o secretário. "A Copa é oportunidade para o Brasil firmar uma imagem perante o mundo e queremos a participação popular nesse processo", afirmou.


De acordo com o secretário-executivo da Secretaria-Geral da Presidência da República, Rogério Sottili, a Copa do Mundo é ocasião para acelerar aplicação de recursos, sanar gargalos em infraestrutura e transporte, e gerar desenvolvimento social. Sottili reiterou a importância dos movimentos sociais na elaboração das políticas para os eventos que serão sediados no Brasil. "Os investimentos criam oportunidades e deixam legados. Eu acredito muito que tudo dará certo", comentou. "É da vocação desse governo o diálogo e temos uma grande vantagem em ter uma sociedade civil organizada, que reivindica e cobra resultados", completou.


Durante a reunião, os ministérios do Esporte, das Cidades, a Secretaria-Geral e os movimentos sociais avançaram em entendimentos, como a ampliação do compartilhamento de informações, a formalização de grupo de trabalho e a elaboração de proposta de reuniões com representantes dos estados e das cidades-sede.


Para Guilherme Simões, membro da Resistência Urbana de São Paulo, as construções de estádios e de obras de mobilidade urbana devem ser debatidas, pois podem impactar na vida dos moradores das cidades-sede. Os representantes querem formar grupo de discussão para tratar de Copa e cobram que estados e municípios divulguem suas ações.


Foto: Francisco Medeiros
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook


 



 

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla