Ministério do Esporte Brasília recebe neste sábado finais do primeiro Campeonato Nacional de Balonismo
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Brasília recebe neste sábado finais do primeiro Campeonato Nacional de Balonismo

Desde a última quarta-feira, dia 7 de setembro, os moradores da capital federal puderam presenciar algo diferente nos céus da cidade. Trata-se do 1º Campeonato Nacional de Balonismo da Independência, que acontece em Brasília e reúne 37 balonistas de todo o país. Até o momento, o paulista Warley Macedo está à frente da competição, com 2.874 pontos, seguido por Luis Silvestre e Rubens Kalousdian. O campeonato termina neste sábado (10.09) e conta pontos para o ranking brasileiro da modalidade.

Dos quase 40 balões que participam do evento, 27 trazem homenagens aos estados brasileiros e ao Distrito Federal, com símbolos e bandeiras em suas estampas. O destaque da competição é um balão no formato da bandeira do Brasil, que possui o tamanho de um prédio de dez andares e é o terceiro no mundo com estas dimensões.

Os balões, que ficam expostos na Esplanada dos Ministérios, próximo à rodoviária, também participaram das cerimônias do dia 7 de setembro e, na noite da última quinta-feira (08.09), realizaram um show noturno, com direito à música e pirotecnia.

A última prova, chamada Prova da Bandeira, ocorrerá amanhã e está prevista para as 15h.

Conheça a modalidade
O balonismo é um esporte aéreo que reúne várias provas e modalidade. Na "Fly In", por exemplo, os pilotos devem voar para um alvo comum, que é determinado por um juiz. Já na "Caça à raposa" o vencedor é aquele que, após um período de tempo, conseguir seguir e pousar mais próximo do balão referencial, que é o primeiro a decolar.

Cada balão pode levar de uma a três pessoas, dependendo do tamanho do cesto.

Segundo dados da Confederação Brasileira de Balonismo (CBB), atualmente existem cerca 15 mil balões em todo o mundo. O Brasil tem cerca de 140 pilotos e, aproximadamente, 200 balões.

Paula Braga
Foto: Francisco Medeiros
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook


Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla