Ministério do Esporte NOTA OFICIAL: Resposta do Ministério do Esporte à TV Record
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

NOTA OFICIAL: Resposta do Ministério do Esporte à TV Record

Senhor editor,
 
O Jornal da Record, em sua edição dos dias 31 de agosto e 1 de setembro, veiculou matérias alusivas a reportagens de O Estado de S.Paulo sobre convênio firmado entre o Ministério do Esporte e o Sindicato dos Clubes de Futebol (Sindafebol) para cadastramento de torcedores.


As referidas edições não levaram em conta as informações contidas na nota do ME e nem as informações dadas à emissora pelo secretário nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor, Alcino Reis, em entrevista exclusiva concedida no dia 01/09. Consideramos, portanto, ser fundamental que a emissora veicule os argumentos apresentados, contribuindo para restabelecer a verdade dos fatos.


O ME estranha o ataque ofensivo ao Ministro do Esporte, Orlando Silva, rotulado de "enrolado", um tratamento inadmissível para um ministro de Estado. É igualmente inaceitável a descabida suspeita de desvio, que não existe nesse convênio nem em qualquer outro, como citado no Jornal da Record. O recurso está totalmente aplicado em conta vinculada do convênio, não tendo sido gasto sequer um centavo. Não há como concluir ter havido desvio ou dano ao erário.


O convênio não é projeto para Copa. O programa Torcida Legal, no qual está inserido o cadastramento de torcidas organizadas, integra o conjunto de políticas de Estado para garantir a evolução na gestão esportiva e assegurar ao torcedor conforto e segurança nos estádios. Por outro lado, os projetos ligados à Copa do Mundo de 2014 são apenas os constantes do documento Matriz de Responsabilidades, que reúne as ações dos diversos níveis de governo diretamente ligadas ao Mundial. Por isso, o referido convênio não é um projeto da Copa.


A emissora repete uma falsa tese quando se refere ao convênio como "fantasma". O convênio atende determinação legal e tem objeto claro: o cadastramento de integrantes de torcidas organizadas. Faz parte do conjunto de iniciativas do ME para a implantação  de política nacional de segurança e prevenção da violência nos jogos de futebol, conforme previsto na Lei n. 10.671/2003 (Estatuto do Torcedor).


Os esclarecimentos solicitados pela Controladoria-Geral da União (CGU) à respeito do tema foram prontamente enviados pelo Ministério do Esporte àquele órgão de controle. Além disso, por iniciativa própria, o Ministério também ofereceu ao Tribunal de Contas da União (TCU) os mesmos esclarecimentos, não havendo, como diz a reportagem (edição de 1/09) qualquer solicitação pendente de "explicações ao Ministério Público, TCU, deputados e senadores".


A reportagem do Jornal da Record, no dia 1 de setembro, afirmou que o Ministro do Esporte terá que "depor em duas comissões" no Congresso Nacional. Essa suposta convocação é mais uma inverdade. O Ministério não recebeu qualquer convite ou convocação. Não obstante, o ME já enviou a todos os líderes dos partidos no Congresso Nacional esclarecimentos relativos ao tema.


A reportagem do Jornal da Record, nos dois dias, insistiu em não esclarecer que o projeto de cadastramento de torcidas está em andamento. Foram assinados os Termos de Ajustamento de Conduta (TAC) no Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo. Há um projeto piloto em Curitiba, testando a metodologia. A fase de cadastramento já começou e há postos de atendimento em pleno funcionamento nos três grandes clubes paranaenses.
 
O Ministério do Esporte reitera considerar fundamental a divulgação dos esclarecimentos prestados.


Assessoria de Comunicação Social - Ministério do Esporte

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla