Ministério do Esporte Seleção de futebol de 5 treina em Niterói para os Jogos Parapan-Americanos de Guadalajara
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Seleção de futebol de 5 treina em Niterói para os Jogos Parapan-Americanos de Guadalajara

Os jogadores da seleção brasileira de futebol de 5 estão reunidos na Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos (Andef),  em Niterói (RJ), de 15 a 21 de agosto, para a quarta fase de treinamento visando aos Jogos Parapan-Americanos de Guadalajara, em novembro. É mais um reforço para o Desafio Internacional de Futebol de 5, que reunirá alguns dos melhores times do mundo, entre os dias 7 e 11 de setembro, também em Niterói. No campeonato, o Brasil enfrentará México, Argentina e Espanha.

Segundo o presidente da Confederação de Desportos para Deficientes Visuais (CBDV), Sandro Laina, o objetivo maior da quarta fase de treinamento é preparar a seleção para os Jogos de Guadalajara. "O Desafio é uma ótima forma de aquecimento para as disputas que estão por vir. Os atletas estão bem preparados, mas competir com as seleções estrangeiras é maravilhoso. A única equipe que não estará nos Jogos Parapanamericanos é a Espanha, que no momento se prepara para o Campeonato Europeu."

O maior jogador da atualidade é bolsista do Ministério do Esporte. Jeferson Gonçalves, 20 anos, o Jefinho, foi eleito o craque do último Mundial da modalidade, em agosto do ano passado, em Hereford (Inglaterra). O jovem encantou a todos com sua velocidade e habilidade.

Os treinos da seleção de futebol de 5 fazem parte do convênio firmado pelo Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB) com o Ministério do Esporte, por meio do Sistema de Convênios (Siconv). A modalidade recebeu este ano R$ 723.237,28 para o incremento das fases de treinamento - com contratações de novos profissionais para maior acompanhamento -, além da aquisição de material esportivo.

Regras
O futebol de 5 é uma modalidade exclusiva para cegos ou deficientes visuais. Cada time é formado por quatro jogadores e o goleiro (que tem visão total). A bola conta com guizos internos para que os atletas consigam localizá-la. Existe também um guia, o chamador, que fica atrás do gol para orientar os atletas. Junto às linhas laterais, são colocadas bandas que impedem que a bola saia de campo.

Cleide Passos
Foto: Divulgação/CPB
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla