Ministério do Esporte Brasil vence disputa por equipes no Regional das Américas de Esgrima em Cadeira de Rodas
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Brasil vence disputa por equipes no Regional das Américas de Esgrima em Cadeira de Rodas

A Seleção Brasileira de Esgrima em Cadeira de Rodas garantiu o primeiro lugar por equipes no Mundial Regional das Américas, realizado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em São Paulo. Com fome de vitória, após perder duas finais para os norte-americanos e os canadenses, os brasileiros fecharam o Mundial no domingo (14.08) com chave de ouro. Cinco esgrimistas do programa Bolsa-Atleta, do Ministério do Esporte, disputaram a competição, classificatória para os Jogos Paraolímpicos Londres 2012.

Com finais e semifinais emocionantes, a torcida compareceu em peso, lotando a área de duelos. O público vibrou e deu toda força aos mais de 30 esgrimistas, representantes de Brasil, Chile, Argentina, Canadá e Estados Unidos. Para a maioria, era a primeira competição internacional. "Foi bom para eles verem que os norte-americanos e os canadenses (que estão entre os melhores do mundo) não são intocáveis e podem ser vencidos", afirmou Ivan Schwantes, técnico da Seleção Brasileira de Esgrima em Cadeira de Rodas.

Os bolsistas do Ministério e gaúchos Jovane Guissone e Lauro Braschtvogel, junto com Alex Souza (SP) e Maurício Stempniak (RS), duelaram bravamente com norte-americanos e argentinos nas disputas por equipes. Dono de uma prata no individual (florete masculino A), Lauro disse que voltaria ao Rio Grande do Sul satisfeito com as conquistas e com mais vontade para as próximas competições. "Foi fundamental o trabalho dos enfermeiros e médicos do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB). Essa medalha de ouro vai para o meu avô e para São Jorge", ressaltou o atleta, que garantiu vaga nos Jogos Paraolímpicos Londres 2012.

Primeiro brasileiro na história da esgrima a conquistar uma medalha em competição no exterior - Copa do Mundo 2011 - e dono de dois bronzes individuais neste Regional das Américas (espada masculino B e florete masculino B), Jovane soube dosar melhor a ansiedade na competição por equipes e venceu todos os duelos. "Volto para casa com o sentimento de missão cumprida. Tanto pelo resultado, quanto pelo meu desempenho. Infelizmente não consegui a vaga para os Jogos de Londres aqui, mas a busca continua. Quero pontuar o máximo que puder para obter a classificação pelo ranking mundial", revelou o esgrimista.

Quadro geral de medalhas:
1º Estados Unidos
2º Canadá
3º Brasil
4º Argentina
5º Chile

Cleide Passos
Foto:Divulgação
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla