Ministério do Esporte Ministério do Esporte participa na China de reunião com Comitê Organizador da Universíade
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Ministério do Esporte participa na China de reunião com Comitê Organizador da Universíade

A capital da República dá mais um passo para o Brasil se tornar sede de outro grande evento esportivo mundial. Na última quinta-feira (11.08), o secretário Nacional de Esporte Educacional do Ministério do Esporte, Wadson Ribeiro, participou, juntamente com o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, de conferência com o presidente do Comitê Organizador da 26ª Universíade e ex-ministro da Educação da China, Zhang Xinsheng. A presença da comitiva brasileira na China é importante para consolidar a candidatura de Brasília a cidade-sede da Universíade de Verão de 2017.

Em reunião com o secretário Wadson, Zhang Xinsheng parabenizou Brasília pela candidatura e ressaltou a importância que um evento dessa proporção tem para o país-sede. O ex-ministro chinês mostrou-se disposto a colaborar com a próxima cidade escolhida, dividindo a experiência chinesa adquirida após receber os Jogos de verão deste ano. Ele afirmou ainda que o esporte é um importante instrumento na promoção de países em desenvolvimento.

"A realização de grandes eventos esportivos e a troca de experiências pode aproximar ainda mais países irmãos como o Brasil e a China", completou o secretário Wadson Ribeiro, que também se reuniu com o novo presidente da Federação Internacional do Esporte Universitário (Fisu) - eleito na última terça-feira -, o francês Claude Louis Galian.

O anúncio do local escolhido para sediar a Universíade de Verão 2017 será feito em novembro, pela Fisu, na cidade de Bruxelas, na Bélgica. "O Brasil se empenhará para fazer uma excelente apresentação de Brasília como candidata a cidade-sede dos Jogos de 2017", afirmou Wadson Ribeiro.

Além de Brasília, as cidades de Taipé, em Taiwan, e Kocaeli, na Turquia, concorrem a sediar a competição em 2017. A escolha do local dos Jogos leva em consideração, entre outros critérios, as condições de estádios e ginásios e a qualidade do transporte público e da rede hoteleira. A próxima Universíade de verão será realizada em Cazã, na Rússia, e a de inverno ocorrerá em Maribor, na Eslovênia.

Espetáculo
A abertura da Universíade de Verão de 2011 aconteceu nesta sexta-feira (12.08), no estádio Shenzhen Bay Sports Center. O espetáculo contou com coreografias e shows de luzes e efeitos especiais. "Foi uma apresentação à altura de Jogos Olímpicos", afirmou o secretário Wadson. A temática da apresentação foi a de construção da Sociedade do Conhecimento, mencionada pelos chineses como uma forma de unir o esporte, os jovens e as universidades no desenvolvimento dos países.

A delegação brasileira teve como porta-bandeira o jogador de vôlei Tiago Brendle. A China, como país sede, encerrou o desfile. Além do presidente chinês, Hu Jintao, estavam presentes chefes de estado de Moçambique e Sri Lanka.

Nesta edição, quase 10 mil atletas de 152 países competem em 24 modalidades obrigatórias. A 26ª edição dos Jogos vai até o próximo dia 23.

Paula Braga
Colaborou Ana Prestes
Foto: Divulgação
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla