Ministério do Esporte Acordo entre CPB e SDH busca maior inserção de pessoas com deficiência na área esportiva
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Acordo entre CPB e SDH busca maior inserção de pessoas com deficiência na área esportiva

O presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB), Andrew Parsons, assinou nesta quarta-feira (10.08) um acordo de cooperação técnica com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH). A medida pretende divulgar o esporte adaptado em todo o país e uma maior inclusão de pessoas com deficiência na sociedade.

O acordo foi firmado durante o Encontro Nacional de Gestores da Política da Pessoa com Deficiência. "Agora temos o compromisso contratual de ajudar a Secretaria em projetos não esportivos e que beneficiarão as pessoas com deficiência", declarou Parsons, que também proferiu uma palestra de 40 minutos, apresentando o trabalho desenvolvido pelo CPB.

Com o acordo entre os dois órgãos, a Secretaria ajudará na divulgação do esporte adaptado e dos eventos do CPB em todo o país, e em contrapartida o comitê organizará cursos e palestras sobre direitos humanos durante suas competições. Segundo a ministra-chefe da Secretaria, Maria do Rosário Nunes, é um momento muito importante para as pessoas com deficiência.

"O sentimento é que estamos vivendo um processo amplo rumo à inclusão. As pessoas têm de perceber que o esporte também oferece oportunidades de emprego, renda e interação social. É este o trabalho que o CPB vem fazendo com muita responsabilidade e eficiência. Temos que mostrar que todos são capazes de praticar esportes", disse Maria do Rosário.

A ministra destacou ainda o momento vivido pelo Brasil, com a proximidade de megaeventos como a Copa 2014 e os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016.  "O país inteiro está de olho no esporte e com isso poderemos ter grandes conquistas. É um momento em que não podemos errar", ressaltou. Já o presidente do CPB apontou o esporte como ferramenta capaz de dar educação, saúde e diversas oportunidades ao cidadão. "Ele deve ser levado a sério", concluiu Parsons.

Cleide Passos
Foto: Francisco Medeiros
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla