Ministério do Esporte Seminário debate variáveis da pesquisa do Diagnóstico Nacional do Esporte
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Seminário debate variáveis da pesquisa do Diagnóstico Nacional do Esporte

Nos dias 1º e 2 de agosto, o Ministério do Esporte promove o Seminário Técnico para Avaliação da Contribuição das Estatísticas na Gestão do Conhecimento no Diagnóstico do Esporte. O objetivo é fazer um levantamento nacional das necessidades esportivas regionais e estaduais para a aplicação de políticas esportivas que articulem os setores do Ministério. O seminário desta segunda-feira (01.08) foi ministrado pelo Dr. Antonio Mussino, especialista em estatísticas para o esporte e responsável pela definição dos indicadores do COMPASS (Coordinated Monitoring of Participation in Sports), metodologia de referência para pesquisas diagnósticas em esporte em mais de 20 países europeus.

Segundo a professora Cássia Damiani, diretora de programa do Ministério do Esporte, o seminário é um importante instrumento para assimilar as experiências do COMPASS na Europa. "Este é o primeiro seminário estendido a estudiosos de destaque no âmbito investigativo da gestão do esporte. Estamos em busca de um método de pesquisa flexível e que já tenha sido experimentado com sucesso em outros países."

O evento desta segunda-feira contou ainda com a participação do chefe de Gabinete do Ministério do Esporte, Vicente Neto, da especialista em Ciências do Esporte professora Celi Nelza Taffarel e de coordenadores nacionais e regionais, além de outros colaboradores.

A pesquisa foi encomendada pelo Ministério do Esporte à Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) e vem sendo, nos últimos dois anos, desenvolvida em rede pelas Universidades Federais da Bahia, Sergipe, Amazonas, Goiás, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. "Estamos no caminho. As preocupações demonstradas pela COMPASS na Europa se fizeram presentes também em nosso projeto. Estamos partindo agora para a fase de pesquisa de campo", ressalta Cássia Damiani.

Paula Braga
Foto: Francisco Medeiros
Ascom - Ministério do Esporte

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla