Ministério do Esporte Brasil encerra os Jogos Mundiais Militares Rio 2011 como líder do quadro de medalhas
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Brasil encerra os Jogos Mundiais Militares Rio 2011 como líder do quadro de medalhas

O Brasil é campeão dos Jogos Mundiais Militares Rio 2011. Foram 114 medalhas conquistadas, sendo 45 ouros, 33 pratas e 36 bronzes. Para comemorar o brilhante desempenho da delegação brasileira, o ministro do Esporte, Orlando Silva, esteve na cidade do Rio de Janeiro, na noite deste domingo (24.07). Acompanhado pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim, e pelo presidente do Conselho Internacional de Esporte Militar (CISM), Hamad Kal Kaba, Orlando Silva participou da cerimônia de encerramento, no Estádio Olímpico João Havelange (Engenhão). Na tribuna de honra, asssistiu à despedida dos mais de 5.600 atletas de 111 delegações distribuidas pelos cinco continentes.

"Amigos e amigas, trago comigo boas recordações do Brasil e dessa cidade maravilhosa do Rio de Janeiro", declarou Hamad Kal Kaba. O ministro Nelson Jobim agradeceu a todos que trabalharam pelo sucesso dos Jogos. Entre os colaboradores, estavam militares, voluntários e 1.300 estudantes (foto) do Programa Segundo Tempo/Forças no Esporte - parceria do Ministério do Esporte com as Forças Armadas -, moradores de 20 comunidades populares cariocas. Jobim também pediu um minuto de silêncio, em memória dos mortos na tragédia da Noruega, em que mais de 70 pessoas foram vítimas de ataques terroristas em Oslo e na ilha de Utoeya.

O Hino Nacional do Brasil teve direito a jogo de luz e fogos de artifício. Seguiu-se o ritual do desfile das delegações. Desta vez, os atletas apresentaram-se vestindo trajes esportivos em vez de uniformes militares. A animação ficou por conta de um batalhão de músicos, integrantes das bandas da Marinha, do Exército, da Força Aérea, da Policia Militar e do Corpo de Bombeiros.

O tom foi de muita alegria e descontração, tanto dos esportistas quanto do público presente nas arquibancadas. A delegação da Indonésia, por exemplo, carregava, além da bandeira nacionai de seu pais, uma faixa gigante de agradecimento. Nela estava escrita a seguinte mensagem: "Agradecemos ao povo brasileiro pela amizade. Vocês estarão sempre em nossos corações".

Mascote
Arion, mascote dos Jogos Mundiais, e os atletas da paz vieram compartilhar a despedida. Mauricio de Sousa, cartunista criador de Arion, também marcou presença. O "pai" da Turma da Mônica disse que esse era um momento para lembrar por sua vida inteira: "Estou muito emocionado porque nunca imaginei que os Jogos Militares fossem dessa envergadura, pensando e lutando pela paz. Me sinto um atleta com isso".

Houve ainda uma apresentação cultural e de taekwondo, feita pela Coreia do Sul. O país receberá em 2015 a sexta edição do evento esportivo. O ponto alto da cerimônia foi quando Jammil Megid, general de Brigada e comandante da Organização dos Jogos Mundiais Militares Rio 2011, passou a bandeira do CISM e o fogo simbólico às mãos do almirante Bernardo Gambôa, que os repassou ao representante sul-coreano.

A festa foi encerrada com um show do cantor e compositor Jorge Ben Jor.

Confira reportagem em áudio sobre a festa de encerramento



Confira a reportagem em áudio sobre o balanço dos Jogos Militares



Confira a reportagem em vídeo



Carla Belizária
Foto: Francisco Medeiros
Ascom - Ministério do Esporte

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla