Ministério do Esporte VÍDEO: Vôlei brasileiro supera China e emplaca ouro duplo nos Jogos Mundiais Militares
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

VÍDEO: Vôlei brasileiro supera China e emplaca ouro duplo nos Jogos Mundiais Militares

Sábado, 23 de julho, entrou para a história do já vitorioso vôlei brasileiro. As equipes masculina e feminina do Brasil venceram a China por 3 a 0 e 3 a 1, respectivamente, na final dos 5º Jogos Mundiais Militares, no Rio de Janeiro. Os chineses, campeões da edição anterior dos Jogos, tiveram de se contentar com a medalha de prata.

Antres do início da final feminina, o Hino Nacional do Brasil. seguido pelos gritos de "é campeão", ecoou por todos os cantos do Maracanãzinho. O ginásio, lotado pela torcida verde e amarela, parecia antecipar a vitória das donas da casa.

Começa o jogo e a China vence o Brasil no primeiro set por 27 a 25. "Tomamos, logo de cara, seis pontos de bloqueio. As meninas entraram meio tensas e muito presas, e eu ainda não havia dirigido um jogo da seleção dentro de um ginásio tão lotado", admitiu o técnico Hélio Griner, ao assegurar que não restava outra opção a não ser reagir.

Foi o que aconteceu no set seguinte, em que passou a valer a neutralização da ofensiva chinesa. O Brasil venceu por 25 a 16 e empatou o jogo. Daí em diante, as jogadoras não pararam mais e venceram o terceiro e o quarto sets, por 25 a 17 e 25 a 12,
respectivamente. O ouro estava garantido.

Valeska Menezes, ex-jogadora da Seleção Brasileira principal, afirmou que já sabia que seria uma disputa dificil. Segundo ela, não havia como aceitar o ataque das adversárias sem reagir. "Tínhamos que ir para cima delas porque a sensação de ganhar é bem melhor que a de perder", comemorou Valeskinha.
 
Bastante emocionadas, as atletas brasileiras afirmaram que o título é  uma experiência inédita em suas vidas. "Graças ao Exército, hoje enxergo a Bandeira do Brasil de outra forma", revelou Veridiana Fonseca.

"Nossas jogadoras são jovens miltares e a gente dá enorme valor em aprender com as brasileiras", disse a técnica da China, Chi Pong, ao atribuir a vitória do Brasil ao fato de Hélio Griner conhecer muito bem suas atletas. "Sangue novo faz tecnico virar jogo",
concluiu.

Masculino
Após a viória feminina, foi a vez de a seleção masculina coroar o desempenho do vôlei brasileiro nos Jogos Mundiais Militares. A equipe também enfrentou a China na final. Com parciais de 25 a 16, 25 a 15 e 25 a 15, a equipe, que teve como capitão o jogador Anderson Rodrigues, ex-seleção olímpica, venceu de forma espetacular: 3 a 0.

"Nossa equipe trabalha em sintonia. Estamos muito felizes com o resultado", afirmou o tecnico Flávio Marinho.

Confira a reportagem em vídeo




Carla Belizária
Foto: Francisco Medeiros
Ascom - Ministério do Esporte

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla