Ministério do Esporte ÁUDIO E VÍDEO: Torcidas organizadas paulistas assinam Termo de Ajustamento de Conduta
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

ÁUDIO E VÍDEO: Torcidas organizadas paulistas assinam Termo de Ajustamento de Conduta

Torcidas organizadas dos clubes de futebol da capital e do interior de São Paulo assinaram nesta sexta-feira (22.07) um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério do Esporte e com o Ministério Público do Estado de São Paulo para adequar o comportamento de seus integrantes às regras estabelecidas pelo Estatuto do Torcedor. A expectativa é que o acordo promova a segurança nos estádios, garantindo a beleza dos espetáculos de futebol dos quais as torcidas organizadas fazem parte.


Na solenidade de assinatura do TAC, o ministro do Esporte, Orlando Silva, afirmou que eventuais divergências na construção do acordo fazem parte do processo. Mas o diálogo com as torcidas organizadas é fundamental para a transformação do ambiente do futebol no Brasil. "As torcidas não só embelezam os estádios, mas agrupam jovens que têm na identidade com o clube, às vezes, o único fator de identidade pessoal", disse.


Segundo o ministro, além da promoção do Brasil a partir da Copa de 2014, que deixará como legado a construção de uma qualificada rede de estádios e a melhora do transporte público, é preciso melhorar a gestão do futebol. "Esse também é um legado da Copa. O esforço será transformar o ambiente do jogo de modo que possamos celebrar a festa. Espero que o acordo firmado com as torcidas organizadas de São Paulo ilumine o caminho de outros estados para que possamos aperfeiçoar o futebol no Brasil", afirmou.


Em meio à polêmica, o TAC ganhou um grande aliado. Para o presidente da Confederação Nacional das Torcidas Organizadas, Wildner Rocha, o segmento só ganha com o fortalecimento do Estatuto do Torcedor, marco legal que ampara o ajustamento de conduta. "Esse documento legaliza nosso comprometimento com a prevenção da violência. Estamos aqui formalizando nossas conquistas", defendeu Wildner.


O procurador-geral de Justiça de São Paulo, Fernando Grella Vieira, explicou que o TAC formaliza as torcidas organizadas, que passam a atuar como associação, com a obrigatoriedade de cadastrar seus membros. "Com o cadastro, será possível evitar o anonimato. É um trabalho conjunto em benefício da segurança de todos e que enaltece o futebol, esse patrimônio nacional", afirmou.


O TAC assinado por 45 torcidas organizadas de clubes de futebol da capital e do interior paulista prevê o cadastramento de seus integrantes no prazo de 120 dias. O Ministério do Esporte vai oferecer as condições para o cadastramento por meio do Programa Torcida Legal. Primeiro, o torcedor organizado deve fazer o pré-cadastro pela internet no site www.torcidalegal.gov.br.


Em seguida, em dia e local previamente acertados entre os dirigentes das torcidas, o Ministério do Esporte e o Ministério Público Estadual, é feita a coleta dos dados biométricos. O termo prevê punições para o torcedor que incitar ou se envolver em brigas ou tumultos, podendo ser afastado dos estádios.


"Somos contra qualquer tipo de afastamento, mas queremos identificar quem incita a violência, para garantir a paz nos estádios", ressaltou o secretário nacional de Futebol do Ministério do Esporte, Alcino Rocha. O cadastramento dos torcedores organizados já começou em Curitiba e será levado em breve ao Rio de Janeiro, onde o TAC foi assinado com as torcidas dos quatro maiores times de futebol do estado.


Confira a reportagem em áudio





Confira a reportagem em vídeo





Foto: Divulgação/MP-SP

Ascom - Ministério do Esporte


Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla