Ministério do Esporte Seleção brasileira de pentatlo militar quer subir ao pódio dos Jogos Mundiais Militares
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Seleção brasileira de pentatlo militar quer subir ao pódio dos Jogos Mundiais Militares

Há quatro anos treinando firme e sem interrupções, a seleção brasileira masculina de pentatlo militar quer conquistar um dos três lugares do pódio da 5ª edição dos Jogos Mundiais Militares. Formado por seis atletas do Exército - capitães Lira e Reolon, tenentes Torres e Cabral, sargento Maurir (foto) e cabo Sales -, o grupo garantiu recentemente dois títulos importantes para o País. Em maio deste ano foram campeões por equipe da etapa européia da modalidade, na cidade de Lecci, na Itália. E, em junho, repetiram o feito, conquistando o primeiro lugar no Campeonato dos Países Nórdicos, na Finlândia.

O pentatlo militar é composto por cinco provas distintas: tiro, pista com obstáculo, natação utilitária (com obstáculos), lançamento de granada e corrida cross country. As atividades são praticadas pelos militares durante a rotina de trabalho. As competições são individuais e em equipes de até seis atletas. Os quatro melhores marcam pontos para as equipes e os dois piores são eliminados.

A meta da equipe brasileira é superar - ou peno menos se equiparar - ao desempenho dos militares da China, país que desde a edição de 1995 dos jogos é líder da modalidade. Na prova de tiro, realizada no Complexo de Tiro Esportivo da Vila Militar, em Deodoro, no domingo (17.07), os brasileiros tiveram resultado total por equipe de 200 pontos. Na disputa parcial, ficaram em sexto lugar, 70 pontos atrás dos chineses.

Resultados
Na primeira disputa os atiradores brasileiros usaram um fuzil de 6 milímetros, próprio para competições oficiais. "O pentatlo é um esporte que exige muito preparo físico e técnica. Acreditamos que estamos preparados para dar o melhor de nós", garantiu o capitão Reolon.

O resultado da pista de obstáculos, prova realizada na segunda-feira (18), deu aos brasileiros a quarta e a quinta colocações individuais. Com esse resultado eles continuam no segundo lugar geral, por equipe. Já na prova de natação, realizada ao final da tarde desta terça (19), os tenentes Torres e Cabral ficaram respectivamente com os segundo e quarto lugares, passando a liderar o pentato individualmente e reafirmando a segunda colocação no geral da equipe brasileira.

Fãs a toda prova
Torcida é o que não falta: o militar Maurir, que mora em São Pedro do Sul (RS), trouxe seu próprio time. Viajou de sua cidade para o Rio de Janeiro com a esposa Marta e os filhos Julie, 11, e Mateus, 9. "A família sempre o acompanha, ou pela televisão ou pela internet. Desta vez deu tudo certo e a gente veio junto", comemorou Marta.

"Meu pai é nosso herói", festeja Mateus. O garoto aposta todas as fichas na competições que Maurir fará ao lado dos colegas de equipe. "As provas de lançamento de granada e a corrida de cross country que acontecem nesta quarta e quinta-feiras serão determinantes", completa o pai.

Carla Belizaria
Foto Francisco Medeiros
Ascom - Ministério do Esporte

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla