Ministério do Esporte Atletas militares dominam o pódio da Maratona do Rio de Janeiro
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Atletas militares dominam o pódio da Maratona do Rio de Janeiro

Os militares foram as grandes estrelas da Maratona do Rio 2011, tradicional competição patrocinada pela Caixa Econômica Federal que este ano integrou os 5º Jogos Mundiais Militares. As primeiras medalhas da competição militar foram para atletas estrangeiros: o congolês naturalizado francês Patrick Ngoie venceu no masculino e a norte-coreana Kum Ok Kim, no feminino, tanto na categoria geral quanto na militar. O também francês Rachid Ghamnoumi ficou em terceiro lugar no geral e em segundo na disputa militar.

A chinesa Yanan Wei ficou em segundo nas disputas geral e militar, enquanto Johames Helario, da Namíbia, ficou em terceiro lugar na disputa militar e em quarto na geral. Os brasileiros Marcos Alexandre e Conceição Oliveira ficaram, respectivamente, em quarto e sexto lugares na classificação geral. Já as militares brasileiras Denise Campos e Gisele de Jesus conseguiram a sétima e a nona colocações. João Souza, o único militar brasileiro a obter classificação, ficou em décimo.

Bicampeão da Maratona de Nova Iorque, Marilson Santos foi o padrinho da competição do Rio e participou da entrega das premiações. Os 42,125 quilômetros entre o Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste da Cidade, e o Aterro do Flamengo, na Zona Sul, foram disputados por 20 mil corredores, dos quais mil estrangeiros - um recorde para a prova. Os militares eram 67: 14 mulheres e 53 homens. A prova foi disputada sob um forte calor, e a norte-coreana Kum chegou a cair ao cruzar a linha de chegada, tendo sido retirada de maca.

"É muito importante ganhar medalhas porque isso motiva nossa equipe e, além disso, traz o respeito dos nossos superiores", afirmou Patrick, que pertence ao Exército francês. O atleta contou que se poupou durante a primeira metade da prova: "Senti que dava para vencer a partir do quilômetro 33, então tomei a dianteira e ninguém mais me acompanhou", revelou.

Patrick contou que está duplamente feliz, pela vitória e pela oportunidade de conhecer o Rio de Janeiro, cidade que sempre sonhou conhecer: "Agora vou aproveitar a praia e ver as meninas bonitas da cidade".

Confira o resultado final da Maratona do Rio:

Masculino militar:
1º) Patrick Ngoie (FRA) - 2h18min17s
2º) Rachid Ghamnoumi (FRA) - 2h18min43s
3º) Paul Kosgei (QUE) - 2h20min43s
4º) Arkadiusz Gardzielewski (POL) - 2h20min52s
5º) Song Chol Pak (PRK) - 2h21min59s

Feminino militar:
1º) Kum Ok Kim (PRK) - 2h35min22s
2º) Yanan Wei (CHN) - 2h36min19s
3º) Johames Helario (NAM) - 2h37min15s
4º) Winfrida Kwanboka (QUE) - 2h39min49s
5º) Monika Drybulska (POL) - 2h50min46s

Masculino geral:
1º) Patrick Ngoie (FRA) - 2h18min17s
2º) Erick Kipromo Kmaio (QUE) - 2h18min27s
3º) Rachid Ghamnoumi (FRA) - 2h18min43s
4º) Marcos Alexandre (BRA) - 2h19min55s
5º) Paul Kosgei (QUE) - 2h20min43s

Feminino geral:
1º) Kum Ok Kim (PRK) - 2h35min22s
2º) Yanan Wei (CHN) - 2h36min19s
3º) Thabita Kibet (QUE) - 2h36min52s
4º) Johames Helario (NAM) - 2h37min15s
5º) Winfrida Kwanboka (QUE) - 2h39min49s

Confira a reportagem em áudio



Confira a reportagem em vídeo



Carla Belizária
Foto: Francisco Medeiros
Ascom - Ministério do Esporte

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla