Ministério do Esporte Multidão aplaude de pé autoridades presentes à abertura dos 5º Jogos Mundiais Militares
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Multidão aplaude de pé autoridades presentes à abertura dos 5º Jogos Mundiais Militares

A presidenta da República, Dilma Rousseff, e o ministro do Esporte, Orlando Silva, foram aplaudidos de pé ao chegarem à Tribuna de Honra do Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão, no Rio de Janeiro, para a abertura dos 5º Jogos Mundiais Militares. Chamados de Jogos da Paz, são o terceiro maior evento esportivo do mundo. Também estavam presentes o ministro da Defesa, Nelson Jobim, o presidente do Conselho Internacional do Esporte Militar, coronel Hamad Kalkaba Malboum, de Camarões, o governador do Rio de Janeiro, Sergio Cabral, e o prefeito da capital fluminense, Eduardo Paes.

"Sejam bem-vindos! Declaro abertos os 5º Jogos Mundiais Militares e desejo boa sorte a todos", disse a presidenta Dilma. O ministro Orlando Silva exaltou o momento do País, sede de grandes eventos esportivos, como os Jogos Militares, a Copa de 2014 e as Olimpíadas e Paraolimpíadas de 2016, entre outros: "Através do esporte podemos aproximar os povos de todo o mundo. O Brasil vive um momento importantíssimo".

Orlando Silva afirmou que a presidenta Dilma ficou encantada com a beleza da cerimônia: "A alegria contagiou a todos". A seleção militar feminina de futebol estreou em grande estilo: no dia da abertura, derrotou a França com uma goleada de 4 x 1.

Esquadrilha da Fumaça e Pelé
A festa no Engenhão contou com acrobacias da Esquadrilha da Fumaça, show pirotécnico, jogos de luzes e duelos de bandas das forças militares. Uma das mais aplaudidas foi a dos bombeiros. Os milhares de espectadores presenciaram a fusão dos cinco continentes formando o Planeta Terra, numa exibição de efeitos especiais realizada no campo de futebol. Nas arquibancadas, faixas gigantes exaltavam a paz e a amizade por meio do esporte em todo o mundo.

Crianças e adolescentes do projeto Forças no Esporte, que faz parte do Programa Segundo Tempo, do Ministério do Esporte, apresentaram-se com fantasias nas cores da bandeira nacional. A primeira capitã indígena do Exército brasileiro, Silvia Waiãpi, hasteou a Bandeira Nacional. Coube ao Rei do Futebol, Pelé, acender a pira.

Com trajes de gala militares, as delegações entraram por ordem alfabética: 111 países participantes, dos cinco continentes. Entre atletas e equipe técnica, 5.600 pessoas estão nos 5º Jogos Mundiais Militares. Desses, 266 são brasileiros, disputando 20 modalidades - 15 delas olímpicas e cinco praticadas pelas forças militares, como paraquedismo, arremesso de granada e natação com fuzil nas costas.

Confira áudio com detalhes sobre a festa de abertura



Confira áudio sobre a reação do público na cerimônia de abertura



Confira a reportagem em vídeo



Carla Belizária
Foto: Francisco Medeiros
Ascom - Ministério do Esporte

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla