Ministério do Esporte Projeto Memória do Esporte Olímpico Brasileiro tem inscrições abertas
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Projeto Memória do Esporte Olímpico Brasileiro tem inscrições abertas

Contar as histórias dos atletas brasileiros para as gerações que virão. Com esse espírito, foi lançado esta semana o projeto Memória do Esporte Olímpico Brasileiro, que eternizará essas histórias em nove filmes médias-metragens e um longa. Parte do programa Petrobras Esporte & Cidadania, o projeto selecionará e produzirá os filmes, que também têm como objetivo homenagear grandes nomes nacionais, além de difundir e estimular a prática esportiva.

"Resgatar a memória é um ato de cidadania", afirmou Daniela Greeb, presidente do Instituto de Pesquisas Relacionais (IPR), responsável pela coordenação do projeto, uma iniciativa inédita no Brasil. Os filmes serão escolhidos por seleção pública de âmbito nacional e produzidos com o apoio da empresa. O longa será assinado pelo cineasta Ugo Giorgetti, convidado especial do projeto.

A cerimônia de lançamento aconteceu na Cinemateca de São Paulo, na última segunda-feira (11.07). A partir de então, o edital está aberto a inscrições durante 45 dias. O processo de seleção será realizado em duas etapas: após a inscrição, serão escolhidas as propostas mais pertinentes ao edital, que depois concorrerão entre si em um pitching (instrumento jurídico que visa selecionar conteúdos com agilidade). As equipes dos nove documentários finalistas participarão, então, de oficinas de captação de áudio, imagem, roteiro, edição e seleção de conteúdo. Confira o edital e mais detalhes sobre o projeto no endereço: www.memoriadoesporte.org.br.

Atletas
A cerimônia de lançamento contou com a presença de ex-atletas famosos, como Sócrates, do futebol, e Magic Paula, Marquinhos Abdalla e Wlamir Marques, do basquete. Marques conquistou a medalha de bronze nas Olimpíadas de Roma, em 1960, numa atuação que inspirou o hoje jornalista José Trajano, diretor da ESPN Brasil e um dos idealizadores do projeto, a praticar a modalidade. "Ouvi histórias inacreditáveis desses atletas. Histórias de superação, emoção, dedicação ao esporte e à bandeira brasileira. E eu me perguntava por que elas não eram contadas, perpetuadas para as gerações que virão", contou Trajano.

"A memória do esporte nunca foi resgatada. Conhecemos muito a história do futebol, mas das outras modalidades, não. Esse projeto é um prêmio a todos aqueles que, independentemente de terem conquistado títulos ou medalhas, vão poder servir de exemplo para as gerações futuras. Aos 73 anos, eu me sinto emocionado. Isso me dá a sensação de renascimento. Eu quero viver mais anos para contar a minha história", disse Wlamir, às vésperas de seu 74º aniversário.

Sócrates ressaltou que não existe memória esportiva no Brasil: "Hoje não temos nada. Aliás, nós somos os antiorientais: quanto mais velhos, mais descartáveis."

Gerência de Imprensa/Comunicação Institucional - Petrobras
Instituto de Políticas Relacionais - Assessoria de Imprensa
Foto: Agência Petrobras/Divulgação
Ascom - Ministério do Esporte

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla