Ministério do Esporte VÍDEO: Ex-craques distribuem cartilha do Estatuto do Torcedor em clássico mineiro
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

VÍDEO: Ex-craques distribuem cartilha do Estatuto do Torcedor em clássico mineiro



Dois craques se uniram neste domingo (10.07) pela paz nos estádios de futebol. No clássico mineiro disputado entre Atlético-MG e América-MG, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas (MG), os ex-jogadores Amarelinho e Reinaldo fizeram a distribuição simbólica da cartilha em quadrinhos do Estatuto do Torcedor, elaborada pelo Ministério do Esporte.

No jogo vencido pelo Galo por 2 x 0, que o tirou da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro, foram distribuídos 2 mil exemplares da cartilha, com os direitos e os deveres dos torcedores e as medidas previstas pelo Estatuto do Torcedor para aumentar a segurança e o conforto de quem frequenta os estádios.

"Futebol é confraternização e paz. No meu tempo, era completamente diferente. Famílias, crianças e idosos frequentavam os estádios na maior tranquilidade. Se vai perder ou ganhar, não pode extravasar com violência", advertiu Reinaldo, que além de brilhar no ataque do Atlético-MG, jogou pela seleção brasileira na Copa do Mundo da Argentina, em 1978.

Jogador do América-MG nos anos 50, Amarelinho lamenta a agressividade na disputa entre torcidas adversárias. "Fico indignado quando vejo um jovem com uma bomba caseira num estádio. É preciso manter o espírito de diversão", disse.

Cadastro
O assessor especial do Ministério do Esporte Joel Benin explicou que as mudanças no Estatuto do Torcedor estabeleceram uma série de medidas para garantir a segurança e o conforto nos estádios, como a exigência de laudos técnicos, instalação de equipamentos para monitoramento de imagens nas arenas com capacidade de público superior a 10 mil pessoas e punição para atos de violência. O novo Estatuto do Torcedor determina ainda que as torcidas organizadas mantenham cadastro atualizado de todos os seus associados, além de criminalizar a prática do cambismo e a manipulação dos resultados dos jogos.

"A cartilha foi feita numa parceria entre Ministério do Esporte e Ministério Público para orientar os torcedores. Ela conta a história do pai que leva sua filha pela primeira vez ao estádio de futebol e ressalta que a segurança aumenta se o Estatuto do Torcedor for cumprido", explicou Benin.

Ascom - Ministério do Esporte

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla