Ministério do Esporte Em contagem regressiva para o Pan de Guadalajara, Embaixada lança "Fiesta da America
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Em contagem regressiva para o Pan de Guadalajara, Embaixada lança "Fiesta da America

A cem dias da 16ª edição dos Jogos Pan e Parapan-Americanos de Guadalajara, a Embaixada do México reuniu nesta quarta-feira (06.07) autoridades esportivas brasileiras para o lançamento da "Fiesta da America", como a competição é chamada no país norte-americano. Os Jogos contarão com 5.700 atletas, sendo a delegação brasileira - composta de 800 pessoas - a maior da história. O evento será realizado de 14 a 30 de outubro e atrairá a atenção de 1,2 milhão de espectadores.

O embaixador do México, Alexandre de la Peña, lembrou o aniversário de quatro anos dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro e o êxito do evento. La Peña também fez uma retrospectiva de acontecimentos que marcaram o esporte em seu país como a Copa de 1970, quando o Brasil foi tricampeão mundial, vencendo a Itália na final, por 4 x 1. "Esses fatores serviram para aproximar as duas nações, que, apesar de estarem separadas pela distância, estão unidas pelo espírito esportivo", afirmou.

O secretário-executivo do Ministério do Esporte, Waldemar de Souza, destacou os laços que ligam os dois países e a necessidade de reforçá-los, principalmente, ao trabalhar na preparação de um acontecimento tão relevante como os Jogos Pan-Americanos.

Waldemar de Souza ressaltou o orgulho do Ministério do Esporte em contribuir para que essas duas edições dos Jogos começassem a tratar de forma igualitária e equilibrada o movimento parapan-americano. "O equilíbrio começou com o trabalho realizado no Rio de Janeiro."

Obras
O diretor-geral de Turismo do estado de Jalisco, Miguel González, mostrou a preparação e os avanços das obras para receber a competição, bem como as reformas nos centros comerciais, edifícios públicos e pontos turísticos da cidade de Guadalajara.

González afirmou ainda que as instalações encontram-se bem equipadas, com tecnologia de última geração. Para ele, a grande novidade é a Vila Pan-Americana, com capacidade para 60 mil pessoas, de onde os atletas sairão para assistir ao desfile de abertura.

O representante do Comitê Olímpíco Brasileiro (COB) e ex-atleta da seleção de vôlei, Bernard Rajzman, que participou de quatro Pan-Americanos, afirmou que o México certamente terá o mesmo sucesso alcançado pelo Brasil nos Jogos do Rio. Já o vice-presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB), Mizael Conrado, disse que o Brasil paraolímpico, depois de 2007, é outro, com muito mais força e estrutura.

Confira a reportagem em vídeo



Cleide Passos
Foto: Glauber Queiroz
Ascom - Ministério do Esporte

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla