Ministério do Esporte Preparativos para cerimônia de abertura dos Jogos Mundiais Militares entram na reta final
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Preparativos para cerimônia de abertura dos Jogos Mundiais Militares entram na reta final

Os preparativos para a festa da cerimônia de abertura dos 5º Jogos Mundiais Militares Rio 2011 já estão na reta final. Os operários que farão a montagem da pira começaram a descarregar o material nesta quarta-feira (06.07), no Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão. Cerca de 1.200 alunos de escolas públicas serão protagonistas do evento, no dia 16 de julho, ao lado de celebridades como o ex-jogador Pelé e artistas.

As crianças representarão o sonho infantil de ser soldado e estarão fantasiadas com alegorias representando as três forças militares: Marinha, Exército e Aeronáutica. A maioria das crianças faz parte do Projeto Forças no Esporte, do Ministério da Defesa, em colaboração ao Projeto Segundo Tempo, do Ministério do Esporte, que promove a inclusão social de jovens pela prática esportiva. Pelé foi o escolhido por já ter representado as Forças Armadas na seleção de futebol militar, no começo de sua carreira.

Representando o imaginário infantil em relação aos militares, o cantor e compositor Toquinho cantará "Aquarela", enquanto no palco deslizarão alegorias gigantes semelhantes a chapéus de papel. Entre atletas, delegados e autoridades, mais de seis mil pessoas, de cem países, estarão presentes à cerimônia de abertura, reiterando o espírito de integração dos Jogos da Paz.

Riqueza brasileira
A festa de abertura foi concebida de forma a mostrar a riqueza das matas e da fauna brasileiras, além de ressaltar o papel das Forças Armadas na manutenção da paz. O público que for assistir à abertura verá alegorias gigantes representando a fauna brasileira, como uma em formato de uma cobra sucuri de 22 metros de comprimento, com partes articuladas.

Os Paralamas do Sucesso tocarão a música "Tropa da paz". Nesse momento, em meio a efeitos especiais, o mascote Arion surgirá ao lado de outros personagens que representam as Forças Armadas e as forças auxiliares (Corpo de Bombeiros e Polícia Militar). Com desenho de Mauricio de Souza, o mascote foi inspirado em um menino que se transforma em um Super Atleta Militar. De origem grega, o nome Arion quer dizer "o que tem energia".

Durante os dias de competições, entre 16 e 24 de julho, um grande número de pessoas trabalhará para fazer desta edição a maior e melhor dos Jogos Mundiais. Cerca de 3.000 pessoas trabalharão direta e indiretamente no preparo da alimentação de todos os envolvidos. Ao todo, 1.250 pessoas estarão envolvidas no setor de transportes e 400 na área de saúde.

Assessoria de Imprensa dos 5º Jogos Mundiais Militares do CISM
Ascom - Ministério do Esporte

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla