Ministério do Esporte Pernambucana assume a quarta colocação do ranking mundial do pentatlo moderno
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Pernambucana assume a quarta colocação do ranking mundial do pentatlo moderno

O principal nome do pentatlo moderno brasileiro, a bolsista do Ministério do Esporte Yane Marques, acaba de igualar sua melhor colocação no ranking mundial. Ela assumiu o quarto lugar na União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM), melhor posição alcançada por um atleta brasileiro.

Com os atuais 166 pontos, Yane saiu da sexta posição e ficou atrás somente da francesa Amelie Caze (200 pontos), da russa Donata Rimsaite (186) e da alemã Lena Schoneborn (180), ouro nas Olimpíadas de Pequim, em 2008.

A pernambucana já havia feito história em março, quando chegou à quarta colocação do ranking mundial. Na Copa do Mundo da categoria, Yane participou de todas as quatro etapas (Estados Unidos, Itália, Hungria e China), classificando-se em quarto lugar geral para a grande final, que será disputada no próximo fim de semana, na Inglaterra.

O desempenho de Yane confirma previsão do secretário nacional de Esporte de Alto Rendimento, Ricardo Leyser, no Campeonato Sul-Americano de Pentatlo Moderno, em junho, no Rio de Janeiro, quando ele ressaltou que a performance de Yane era crescente e consistente e que o Ministério do Esporte se orgulhava de contribuir com o aperfeiçoamento da atleta.

Yane participará dos Jogos Mundiais Militares, no Rio de Janeiro, de 16 a 24 de julho, e também representará o Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, em outubro, no México. A atleta integra a equipe do centro de treinamento da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) em Recife, o Salesiano-Powerade/PE, e integra a Comissão de Desportos do Exército (CDE-RJ).

Revelação
O também bolsista (categoria internacional) William Muinhos tornou-se destaque na faixa etária jovem A. O carioca de 17 anos avançou duas posições, chegando ao topo da categoria, com 92 pontos. Na sênior, ele é o terceiro melhor do país, ficando em 38º lugar no ranking mundial. Seis brasileiros - três homens e três mulheres - estão entre os 50 melhores do mundo, índice nunca conquistado pelo país na história do pentatlo moderno.

Muinhos foi revelado pelo PentaJovem, programa para formação atletas mantido pela CBPM há pouco mais de dois anos em Recife e no Rio. O atleta foi campeão jovem A e medalha de prata júnior, neste ano, no Sul-Americano de Pentatlo, no Rio de Janeiro.

Para Celso Sasaqui, vice-presidente da CBPM, Muinhos é um atleta que evoluiu muito rápido e esse crescimento apareceu em todos os rankings da UIPM. Ele é um dos exemplos do trabalho de renovação do pentatlo moderno brasileiro.

Cleide Passos
Foto: Divulgação/Apar Comunicação
Ascom - Ministério do Esporte

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla