Ministério do Esporte Bolsista do tiro esportivo se prepara para os Jogos Olímpicos de Londres 2012
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Bolsista do tiro esportivo se prepara para os Jogos Olímpicos de Londres 2012

Esporte para poucos, o tiro esportivo foi a escolha, desde criança, do atleta brasileiro Filipe Fuzaro. Por influência do pai, atleta experiente na modalidade, Filipe é atualmente o principal nome do esporte no país. Na sociedade, o tiro é associado à força e à criminalidade. Já na área esportiva, a prática é sinônimo de concentração e precisão.

Contemplado pelo programa Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte, que auxilia financeiramente atletas de alto rendimento do país, Filipe é o líder do ranking nacional e já conquistou vaga para representar o Brasil nos próximos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012.

No momento, o atleta é o recordista nacional da modalidade fossa double, ao quebrar 144 pratos dos 150 possíveis.  Para continuar com os ótimos resultados e se preparar para Londres 2012, o esportista disputa, entre 7 e 16 de julho, a Copa do Mundo de Tiro Esportivo, na etapa de Maribor, na Eslovênia.

Filipe Fuzaro conta como foi a sua iniciação no tiro esportivo e os próximos desafios até os Jogos Olímpicos de Londres.
 
Como você teve o primeiro contato com a modalidade?

 Tive meu primeiro contato com a modalidade por intermédio do meu pai, Érico Antonio Fuzaro, que já era atirador antes mesmo de eu nascer.

Faça um resumo da sua trajetória no esporte.

 Comecei cedo. Aos 5 anos de idade, dei meu primeiro tiro. Desde então, passei a acompanhar meu pai em treinos e competições. Fui cada vez mais me apaixonando pelo tiro esportivo. Competi em várias modalidades de tiro ao prato, passei pelas categorias júnior e sênior, até chegar à fossa double.

Você é o líder do ranking nacional e recentemente bateu o recorde brasileiro. Como foi a sensação?

Bater o recorde brasileiro foi muito bom, não só pelo vitória em si, mas também pelo fato de o resultado ter sido alto. Isso mostra que os treinos e todo o empenho de uma equipe estão surtindo efeito. Muitas pessoas dividem esse mérito comigo.

Como vai ser o próximo desafio na Copa do Mundo de Tiro Esportivo?

A principal finalidade dos participantes em uma Copa do Mundo, além de vencer a competição, é conquistar a vaga olímpica. Isso eu já consegui. Conquistei a vaga em novembro do ano passado, na Copa América de Tiro Esportivo. Então vou fazer desta Copa um bom treinamento, já pensando nos Jogos Olímpicos de Londres.

Qual a sua expectativa para os Jogos Olímpicos de Londres 2012?

É muito boa, pois teremos mais de um ano de preparação e, como disse anteriormente, tenho uma equipe excelente que está me ajudando na evolução dos resultados.

Breno Barros
Foto: Divulgação
Ascom - Ministério do Esporte

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla