Ministério do Esporte VÍDEO E ÁUDIO: Guia de Recomendações pretende elevar padrão de qualidade dos estádios
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

VÍDEO E ÁUDIO: Guia de Recomendações pretende elevar padrão de qualidade dos estádios

O Ministério do Esporte apresentou nesta quarta-feira (29.06) o Guia de Recomendações de Parâmetros e Dimensionamentos para Segurança e Conforto em Estádios de Futebol. Além de incorporar algumas recomendações da Fifa, o documento prevê a adoção de iniciativas sustentáveis na reforma e construção das arenas brasileiras. O objetivo é também elevar o padrão de qualidade dos estádios que não vão sediar os jogos da Copa do Mundo 2014.

"Os estádios brasileiros têm que chegar ao padrão de excelência que o nosso futebol já alcançou. Queremos adotar conceitos modernos para atender à alta demanda do futebol no País", afirmou o assessor Especial de Futebol do Ministério do Esporte, Alcino Rocha, durante reunião da Câmara Temática de Estádios.

Segundo ele, o Guia de Recomendações dá mais um passo em direção ao fortalecimento das condições de segurança e conforto dos estádios ao consolidar as melhores práticas. O Estatuto do Torcedor já exige a emissão de laudos técnicos que atestem o adequado funcionamento das arenas e a instalação de equipamentos para controle de acesso e monitoramento de imagens. Outra determinação é o cadastramento dos integrantes das torcidas organizadas, que iniciou na terça-feira (28), em Curitiba, a coleta de dados biométricos.

"O Guia contribui para um ambiente mais seguro nos estádios brasileiros. A nossa expectativa é chegar a um modelo que seja obrigatório no futuro", disse Alcino Rocha.

O documento, inédito no Brasil, inclui soluções e padrões adotados por entidades internacionais, como a Fifa e a Uefa. Ele estabelece, por exemplo, recomendações para transportes, estacionamentos e acesso do público, além de fornecer informações sobre a forma das arquibancadas, como a distância e o tamanho das cadeiras, tipos de cobertura e de gramado, profundidade do fosso e características do alambrado. Elaborado pelo Ministério do Esporte em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), também prevê a realização de estudos de impacto ambiental e de vizinhança para a construção de um estádio.

Confira a reportagem em vídeo



Confira o áudio



Foto: Ivo Lima
Ascom - Ministério do Esporte

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla