Ministério do Esporte Orlando Silva participa em SP de inauguração do Juizado Especial de Defesa do Torcedor
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Orlando Silva participa em SP de inauguração do Juizado Especial de Defesa do Torcedor

O Tribunal de Justiça de São Paulo inaugurou no domingo (26.06) o Juizado Especial de Defesa do Torcedor. O órgão vai funcionar no lugar do Juizado Especial Criminal, que atuava havia quatro anos no Pacaembu e tratava de ocorrências com menor potencial ofensivo, com penas de até dois anos. O novo juizado poderá acatar reclamações referentes ao não cumprimento dos direitos previstos no Estatuto do Torcedor.

O novo órgão é fruto de uma parceria entre o Tribunal de Justiça de São Paulo e os ministérios do Esporte e da Justiça, com apoio da Federação Paulista de Futebol. A iniciativa faz parte do Programa Torcida Legal, do Ministério do Esporte, que conta com uma série de medidas para reduzir a violência dentro e nos arredores dos estádios.

O ministro do Esporte, Orlando Silva, compareceu à inauguração e comentou a importância do novo serviço, que vai ficar disponível nos principais clássicos de futebol. "Creio que medidas como essa, que valoriza o torcedor e respeita os seus direitos, vai mexer com a cultura na arquibancada, e esse é o nosso objetivo. Não é só o problema penal. Tem direito do consumidor, direito do torcedor, da infância e da adolescência. Tudo isso vai ser tratado no âmbito desse juizado."

Orlando Silva acrescentou que as torcidas organizadas exercem papel fundamental na conscientização sobre a paz nos estádios: "Temos que valorizar e manter um diálogo com as torcidas organizadas porque elas fazem parte do espetáculo. E ninguém tem mais interesse em garantir no estádio um ambiente pacífico, um ambiente seguro e confortável, do que as torcidas. A torcida motiva o seu time. Equipe motivada motiva a torcida, e assim nós construímos os clubes".

Conforto
O desembargador e coordenador do Juizado do Torcedor em São Paulo, Guilherme Strenger, destacou a importância da iniciativa:  "O torcedor, agora, poderá reclamar os seus direitos, observando tudo aquilo que o estádio tem que ter de conforto e, também, especificamente, com relação ao seu ingresso. Essa é uma das grandes reclamações do torcedor, principalmente no que diz respeito ao local onde estará sentado para assistir aos jogos de futebol".

De acordo com o desembargador, uma das atribuições do novo juizado é coibir a ação de cambistas. Strenger afirmou que a violência, durante as partidas, vem diminuindo, desde que o antigo juizado foi criado.

No fim do lançamento oficial do Juizado Especial, o ministro do Esporte recebeu uma placa comemorativa para marcar a inauguração do órgão. A cerimônia foi organizada em um auditório do Museu do Futebol.

Judô
Ainda no domingo, Orlando Silva foi ao Ginásio do Ibirapuera, onde assistiu às últimas lutas da Copa do Mundo de Judô 2011. O ministro entregou parte das medalhas a atletas e foi homenageado.

Nos dois dias de competições de judô, o Brasil conquistou 17 medalhas: quatro de ouro, quatro de prata e nove de bronze.

Confira o áudio



Confira a reportagem em vídeo



<i>Foto: Divulgação/FPF
Ascom - Ministério do Esporte</i>

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla