Ministério do Esporte NOTA OFICIAL: resposta do Ministério a reportagem publicada pelo Correio Braziliense
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

NOTA OFICIAL: resposta do Ministério a reportagem publicada pelo Correio Braziliense

O Correio Braziliense publicou, nesta quarta-feira (22.06), carta resumida do Ministério do Esporte em resposta a reportagem do dia 15.06, sobre as contas dos Jogos Pan-Americanos de 2007. Confira abaixo a íntegra do texto enviado ao jornal pelo Ministério.

"A respeito da matéria do jornal Correio Braziliense, do último dia 15 de junho, sobre as contas dos Jogos Pan-Americanos de 2007, o Ministério do Esporte esclarece:

1. O Tribunal de Contas da União (TCU) acatou defesa do Ministério do Esporte e reviu determinação anterior de devolução de recursos destinados à realização dos Jogos Pan-Americanos.

2. Todas as decisões do TCU, até o momento, tendo o tribunal julgado a maioria dos processos de auditoria nas contas do Pan, foram favoráveis ao Ministério do Esporte no que diz respeito à correta aplicação do dinheiro público naquele evento esportivo.

3. O total gasto na organização dos Jogos foi de R$ 3,097 bilhões. Adicionando-se investimentos associados ao Pan, mas não diretamente vinculados a ele, chega-se a R$ 3,5 bilhões.

4. Instalações esportivas construídas ou reformadas para os Jogos Pan-Americanos serão utilizadas nos Jogos Olímpicos e Jogos Paraolímpicos de 2016. Tanto que 56% das instalações necessárias aos Jogos de 2016 já existem, tendo sido construídas ou renovadas para o Pan de 2007.

5. Sobre restos a pagar, a maior parte dos valores registrados no Siafi se refere a processos em análise no TCU ou em fase de prestação de contas por parte das instituições ou de empresas que celebraram convênios ou contratos com o Ministério.

6. Em 2007, o Ministério do Esporte bloqueou preventivamente o pagamento de parcelas de contratos sobre os quais havia questionamentos de valores por parte do TCU, e aguarda posicionamento. Enquanto isso, os valores permanecem retidos, inscritos como restos a pagar.

7. Outra razão para a existência de restos a pagar é que nem todos os recursos previstos foram utilizados. Assim, até o encerramento dos processos de prestação de contas, os valores constarão como restos a pagar.

O Ministério reafirma a convicção da correta gestão e aplicação dos recursos utilizados na realização dos Jogos Pan-Americanos."

Ascom - Ministério do Esporte

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla