Ministério do Esporte Brasileiros batem recorde de medalhas no Grand Slam do Rio de Judô
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Brasileiros batem recorde de medalhas no Grand Slam do Rio de Judô

Final de semana de vitórias para o judô brasileiro! A equipe nacional bateu o recorde de medalhas na última edição do Grand Slam, realizada no sábado (18.06) e no domingo (19.06), no Rio de Janeiro. O evento ocorreu no Ginásio do Maracanãzinho e reuniu os melhores judocas mundiais na busca por pontos no ranking olímpico para os Jogos de Londres 2012. Nove atletas beneficiados pelo programa Bolsa-Atleta, do Ministério do Esporte, participaram da competição.


A seleção feminina nacional foi o grande destaque do primeiro dia, conquistando um ouro inédito com a brasiliense Érika Miranda, na categoria 52kg. A bolsista garantiu a primeira medalha de ouro de uma brasileira em etapas do Grand Slam após vencer a italiana Rosalba Forciniti por yuko. A judoca, que em 2008 foi cortada das Olimpíadas de Pequim devido a uma lesão, soma agora pontos importantes na busca por uma vaga para 2012. Além de Érika, a também bolsista Mayra Aguiar ocupou o lugar mais alto do pódio, após vencer com um yuko, um wazari e um ippon a norte-americana Kayla Harrison.

Sarah Menezes, da categoria 48kg, e Rafaela Silva, 57kg, conquistaram a prata e garantiram 180 pontos no ranking olímpico. Ambas as judocas são beneficiadas pelo programa Bolsa-Atleta, do Ministério do Esporte.

No masculino, final entre brasileiros. Na categoria acima de 100kg, João Gabriel Schlittler levou a melhor sobre Daniel Hernandes, garantindo o ouro e ficando mais próximo da classificação para as Olimpíadas de Londres 2012. Leandro Guilheiro também subiu ao pódio após vencer, por um wazari, a final contra o russo Ivan Nifontov. Os medalhistas de bronze foram Hugo Pessanha e Tiago Camilo.

No total, a equipe brasileira conquistou 11 medalhas: quatro de ouro, três de prata e quatro de bronze, ficando em segundo lugar no quadro geral. O primeiro lugar foi para a seleção do Japão, que conquistou dez medalhas, sendo oito de ouro. Além de Japão e Brasil, representantes de outras 17 nações participaram do evento.

Confira o áudio



Paula Braga
Foto: Banco de Imagem do Ministério do Esporte - Francisco Medeiros
Ascom - Ministério do Esporte

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla