Ministério do Esporte Jovem talento do tiro esportivo, bolsista disputa vaga para os Jogos de Londres 2012
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Jovem talento do tiro esportivo, bolsista disputa vaga para os Jogos de Londres 2012

Começou nesta sexta-feira (17.06) a última etapa da Copa do Mundo de Tiro Esportivo, na cidade de Munique, na Alemanha. A disputa, que vale vaga para os Jogos Olímpicos de Londres 2012, contará com a presença de 27 atiradores brasileiros. Desses, 21 são beneficiados pelo programa Bolsa-Atleta, do Ministério do Esporte.

A grande promessa do Brasil na competição é a atiradora Thaís Moura. Bolsista há três anos, ela é praticante do esporte há sete e acumula vários títulos importantes da modalidade. Em 2006, com apenas 14 anos, a atleta conquistou a primeira colocação no ranking brasileiro de tiro com pistola de ar. Em 2009, foi campeã sul-americana. Segundo Thaís, o interesse pelo esporte surgiu após assistir a uma competição realizada no Ceará. "O dono de um clube me convidou para fazer um teste. Comecei a treinar e, após seis meses, conheci Gustavo Sruet, meu atual técnico, que tem sido fundamental no meu desenvolvimento", diz Thaís.

Segundo a atiradora, o benefício do programa Bolsa-Atleta tem sido vital para mantê-la no esporte. "O tiro esportivo é uma modalidade cara. Além dos gastos com equipamentos e munição, o Bolsa me ajuda nos custos com as viagens em competições. Caso não houvesse esse auxílio, seria bastante complicado continuar". Além da assistência financeira, Thaís conta que o apoio dos familiares é uma importante motivação para quem se inicia em qualquer modalidade. "Sempre fui muito competitiva. Minha família apoiou o meu interesse pela prática desportiva, e com o tiro não foi diferente. Isso foi fundamental para que eu pudesse seguir nas competições e conseguisse alcançar resultados reconhecidos pela Confederação Brasileira de Tiro Esportivo (CBTE)", afirma.

Após a atualização do ranking de qualidade, divulgada na noite de quinta-feira (16.06) pela CBTE, Thaís subiu da terceira para a segunda posição. A primeira colocada é Ana Luiza Ferrão, que já tem vaga garantida para os Jogos Olímpicos de Londres.

Preparação
Thaís embarca no sábado (18.06) pela manhã para a Alemanha, onde disputará a etapa final da Copa do Mundo de Tiro Esportivo. A atleta vem se preparando intensamente nas duas últimas semanas e espera conseguir uma boa colocação. "Tenho treinado todos os dias, fisicamente e psicologicamente. Meu resultado lá será conseqüência da minha preparação."

Após a competição na Alemanha, a atiradora segue para a cidade de Shenzhen, na China, onde disputará as Olimpíadas Universitárias. Em agosto, Thaís participará da seletiva para os Jogos Pan-Americanos, que será realizada no Rio de Janeiro.

Paula Braga
Foto: Divulgação
Ascom - Ministério do Esporte

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla