Ministério do Esporte Bolsistas ocupam o pódio feminino do Sul-Americano de Pentatlo Moderno, no Rio
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Bolsistas ocupam o pódio feminino do Sul-Americano de Pentatlo Moderno, no Rio

Atletas contempladas pelo programa Bolsa-Atleta, do Ministério do Esporte, dominaram o pódio da categoria sênior do Campeonato Sul-Americano de Pentatlo Moderno, que está sendo disputado no Complexo Esportivo de Deodoro, no Rio de Janeiro. O secretário de Alto Rendimento do Ministério do Esporte, Ricardo Leyser, participou nesta sexta-feira (03.06) da premiação das finais femininas júnior e sênior. O Ministério fez convênio para repassar R$ 460 mil à Confedereação Brasileira de Pentatlo Militar (CBPM) e viabilizar a realização do Sul-Americano.

Priscila Oliveira ganhou a medalha de ouro na final sênior. Larissa Lellys ficou com a prata, e Mariana Laporte, o bronze. De quebra, Priscila conquistou a segunda vaga feminina do Brasil para os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, no México, em outubro. A outra vaga já havia sido assegurada por Yane Marques, principal nome do pentatlo nacional, que não participa do Sul-Americano por ter retornado recentemente da etapa chinesa da Copa do Mundo.

Na categoria júnior, duas brasileiras subiram ao pódio. Mariana Laporte brilhou novamente, ao garantir o ouro, enquanto Juliana Domingues levou o bronze. A prata ficou com a argentina Ayelen Zapata.

O Sul-Americano termina neste domingo (05.06), no Centro de Pentatlo Moderno Coronel Eric Tinoco Marques, que faz parte do Complexo de Deodoro. Atletas de Brasil, Argentina, Chile, Equador, Venezuela e Panamá passam pelas provas de esgrima, natação, hipismo e o evento combinado de tiro e corrida. São três categorias: sênior, júnior e jovem, todas com disputas masculinas e femininas. Mais de 50 atletas representam o Brasil.

O torneio é a quarta e última seletiva para o Pan de Guadalajara. O país vai enviar quatro atletas ao México (dois homens e duas mulheres). A primeira seletiva foi o Pan-Americano de Pentatlo Moderno, no ano passado, no Rio de Janeiro; a segunda, o Campeonato Brasileiro, também no Rio, em novembro de 2010; e a terceira aconteceu em São Paulo, em março deste ano.

Formação de talentos
Os brasileiros contam com o projeto PentaJovem, que a Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) mantém há mais de dois anos em Recife e no Rio de Janeiro. Principal fonte de detecção e formação de talentos da modalidade, o Complexo de Deodoro atende a cerca de 50 jovens de 8 a 19 anos, sob coordenação do técnico Fábio Corrêa.

No ano passado, o Brasil enviou algumas dessas revelações para os Jogos Olímpicos da Juventude de Singapura e para o Sul-Americano, em Quito. Já em 2011, três atletas estiveram na primeira etapa da Copa do Mundo, em fevereiro, nos Estados Unidos.

Para 2016, o Centro Coronel Eric Tinoco Marques terá a construção de uma arena de esgrima (que será também um ginásio poliesportivo permanente, legado dos Jogos Olímpicos) e a montagem de um estande de tiro e de uma pista de equitação, ambos em instalações temporárias.

Bolsa-Atleta
Os principais integrantes da delegação brasileira no Sul-Americano são beneficiários do Bolsa-Atleta. Além de Larissa, Priscila e Mariana - revelação do PentaJovem de Deodoro -, a equipe masculina, que competirá nas finais deste sábado (04.06), conta com os bolsistas Luis Magno, Wagner Romão (ambos da CDE-RJ), Aloísio Sandes (Salesiano/Powerade-PE), Danilo Fagundes, William Muinhos, Caio Silva e Lucas Santos (todos do PentaJovem-Deodoro).

Sueli Scutti
Foto: Francisco Medeiros
Ascom - Ministério do Esporte

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla