Ministério do Esporte Vila dos Jogos Militares é exemplo de sustentabilidade, diz secretário de Alto Rendimento
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Vila dos Jogos Militares é exemplo de sustentabilidade, diz secretário de Alto Rendimento

O secretário de Alto Rendimento do Ministério do Esporte, Ricardo Leyser, visitou nesta sexta-feira (03.06), no bairro de Deodoro, no Rio de Janeiro, uma das vilas que abrigarão atletas dos 5º Jogos Mundiais Militares, previstos para o período de 16 a 24 de julho. Recebido pelo Capitão Marques, da Comissão Regional de Obras (CRO) do Exército, e pelo Coronel José Roberto Frazão, da 1ª Divisão de Exército, responsáveis pela construção do empreendimento, Leyser conheceu um apartamento mobiliado, assistiu a um vídeo sobre a evolução das obras e viu operários fazendo o trabalho de acabamento.

A chamada Vila Verde é um dos três condomínios construídos pelo Ministério da Defesa para abrigar delegações de aproximadamente 100 países que vão disputar a competição, pela primeira vez sediada nas Américas. São 17 blocos de seis andares cada um, somando 408 apartamentos, com capacidade para cerca de 2.500 pessoas. Já a Vila Branca, da Marinha, em Campo Grande, tem 22 blocos, com 396 apartamentos, enquanto a Vila Azul, da Aeronáutica, no Campo dos Afonsos, apresenta 67 blocos, totalizando 402 apartamentos.

As vilas oferecerão aos atletas serviços de hospedagem, lavanderia, alimentação, transporte, saúde, telecentro, limpeza, lojas de conveniência, sala de musculação e segurança. Elas foram construídas respeitando as normas e diretrizes ambientais. Possuem válvulas d'água econômicas, sensores de presença para o uso racional, piso semipermeável para infiltração, gestão de resíduos sólidos da construção civil, área de compensação ambiental com replantio de aproximadamente 6 mil mudas nativas, biomanta para evitar o impacto das chuvas e 17 cisternas com capacidade para 10 mil litros.

Na Vila Verde, a disposição dos prédios aproveita a ventilação natural. A fiação é embutida e a iluminação feita com lâmpadas fluorescentes que têm coordenação de horário para acender e apagar. Toda essa estrutura ficará como legado do evento militar aos Jogos Olímpicos e aos Jogos Paraolímpicos de 2016.

Pan 2007
De acordo com Leyser, o governo federal fez um planejamento de longo prazo para as instalações que vêm sendo construídas na região desde os Jogos Pan-americanos de 2007, quando o Ministério do Esporte ergueu o Complexo Esportivo de Deodoro, formado pelo Centro Nacional de Tiro Esportivo Tenente Guilherme Paraense, o Centro Nacional de Hipismo General Eloy Menezes, o Centro de Pentatlo Moderno Coronel Eric Tinoco Marques e o Centro de Hóquei sobre Grama Sargento João Carlos de Oliveira.

"Esse legado nos permitiu ganhar a disputa pelos Jogos Mundiais Militares, que, por sua vez, estão nos deixando a Vila Verde. O local abrigará participantes dos Jogos Olímpicos e dos Jogos Paraolímpicos de 2016. No intervalo entre os eventos e logo após os Jogos de 2016, será moradia de militares do Exército que virão ao Rio para cursos de pós-graduação", afirma o secretário.

Leyser explica que o Comitê Olímpico Internacional (COI) confere à questão ambiental a mesma importância que dá ao esporte: "O COI valoriza o uso racional de recursos na construção de instalações porque não aprova elefantes brancos". Ele acrescenta que são trabalhadas duas vertentes de sustentabilidade na organização dos Jogos Olímpicos. "Uma é a ambiental, para minimizar impactos negativos das construções e do uso futuro das instalações. A outra é econômica, com racionalidade de investimentos".

A Vila Verde se localiza próxima ao atual Complexo Esportivo de Deodoro, que será um dos principais pólos de competições dos Jogos Militares e dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Os 5o Jogos Mundiais Militares são organizados pelo Conselho Internacional do Esporte Militar (CISM, na sigla em francês).

Sueli Scutti
Foto: Francisco Medeiros
Ascom - Ministério do Esporte

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla