Ministério do Esporte Bolsistas do Ministério do Esporte disputam no Rio o Sul-Americano de Pentatlo Moderno
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Bolsistas do Ministério do Esporte disputam no Rio o Sul-Americano de Pentatlo Moderno

A cidade do Rio de Janeiro sedia, de quinta-feira (02.06) até domingo (05.06), o Campeonato Sul-Americano de Pentatlo Moderno, modalidade que reúne provas de esgrima, natação, hipismo e o evento combinado de tiro e corrida. A competição recebe apoio do Ministério do Esporte e conta com bolsistas do programa Bolsa-Atleta. A disputa acontecerá no Complexo Esportivo de Deodoro, na Vila Militar, Zona Oeste do Rio.

Mais de 50 atletas vão representar o Brasil no torneio, que é a quarta e última seletiva para os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, no México, em outubro. A primeira usou os resultados do Pan-Americano de Pentatlo Moderno, no ano passado, no Rio de Janeiro; a segunda foi o Campeonato Brasileiro, também no Rio, em novembro de 2010; e a terceira aconteceu em São Paulo, em março deste ano. Serão quatro classificados por categoria: dois homens e duas mulheres.

Os atletas nacionais contam com o projeto PentaJovem, que a Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) mantém há mais de dois anos em Recife e no Rio para formação de novos talentos. O Centro de treinamento da CBPM, em Recife, é responsável pelo principal nome do esporte no país: Yane Marques. Ela também integra, como sargento, a Comissão de Desportos do Exército (CDE/RJ). Sexta colocada no ranking mundial da modalidade e já classificada para o Pan de Guadalajara, Yane não participa do Sul-Americano porque acabou de competir na China e está desgastada fisicamente.

Evolução
O secretário de Esporte de Alto Rendimento, Ricardo Leyser, destaca a evolução do pentatlo moderno no país e o planejamento do Ministério do Esporte para que o Rio atraia, cada vez mais, competições de nível mundial. "A experiência de uma disputa internacional é inigualável. Nossos atletas precisam ter essa experiência se o Brasil quiser galgar um espaço de destaque no esporte mundial", disse.

Para Leyser, a melhora do desempenho de Yane é crescente e consistente e o Ministério do Esporte se orgulha de contribuir com o aperfeiçoamento, concedendo-lhe a Bolsa-Atleta. Ele destaca também as pentatletas Larissa Lellys e Priscila Oliveira, bolsistas que participam do Sul-Americano no Rio.

Cleide Passos
Foto: Divulgação
Ascom - Ministério do Esporte

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla