Ministério do Esporte Bolsistas da esgrima disputam Torneio Nacional Cidade de Belo Horizonte
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Bolsistas da esgrima disputam Torneio Nacional Cidade de Belo Horizonte

Começa amanhã o Torneio Nacional Cidade de Belo Horizonte de esgrima. A competição é a última prova classificatória para o Campeonato Panamericano de Esgrima que ocorrerá no mês de julho, em Reno, nos Estados Unidos. Dos 15 atletas que compõem a equipe principal, 11 são beneficiados pelo programa Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte.

Entre eles está Karina Lakerbai. A atleta foi campeã da prova feminina de sabre da última etapa do Torneio, realizada em abril, no Rio de Janeiro. Karina é primeiro lugar no ranking nacional da categoria e recebe auxílio do Bolsa-Atleta há três anos. Segundo a sabrista, o auxílio do programa tem sido fundamental para manter os gastos com o esporte. "O equipamento para a prática da esgrima é caro e precisa ser de qualidade para competir internacionalmente", diz. Karina se prepara também para disputar a Copa do Mundo da Bélgica, que será realizada no dia 10 de junho.

Fernando Scavasin é outro grande nome dessa competição. Bolsista há sete anos, o atleta é o atual terceiro colocado do ranking nacional de florete masculino. Segundo Fernando, o auxílio o ajuda manter os gastos com viagens em competições. "Em 2003, cheguei, inclusive, a cogitar largar o esporte porque não conseguia custear o equipamento. Hoje, o Bolsa-Atleta paga pelo menos duas das viagens que faço em competições anualmente", afirma ele.

Segundo Scavasin, o benefício, de maneira geral, tem ajudado a aumentar o nível dos competidores, dando condições para que se dediquem a treinos e participem de eventos da modalidade. "Ano passado fiz estágio no Canadá, em Cuba e na Venezuela com os mais renomados esgrimistas de todo o mundo. O dinheiro para pagar as despesas foi o do programa", diz. Fernando é um dos favoritos dessa competição e está otimista. "Será uma disputa difícil, já que os melhores colocados no ranking estarão lá, mas espero conseguir um bom resultado".

O Torneio Nacional Cidade de Belo Horizonte é a segunda etapa do Circuito Nacional 2011, que definirá o ranking deste ano. A próxima etapa será disputada em Brasília nos dias 29, 30 e 31 de julho. O Torneio será realizado no ginásio de esportes do Barroca Tênis Clube e terá transmissão ao vivo das finais.


Paula Braga
Ascom - Ministério do Esporte

 

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla