Ministério do Esporte Lazer ganha espaço nas escolas e vira tema de rede de pesquisa latino-americana
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Lazer ganha espaço nas escolas e vira tema de rede de pesquisa latino-americana




Lazer como política pública ainda é um tema novo no Brasil. O Ministério do Esporte lidera a construção desse processo, em conjunto com outras pastas, como a da Educação e a da Saúde. Um dos resultados positivos dessa iniciativa é a aproximação da política do lazer com a escola, por meio do programa Mais Educação, que agora está elaborando cartilhas específicas sobre o tema. "Como trabalhar o esporte e o lazer" é um dos nove temas contidos no material do programa, que será lançado em breve e distribuído para aproximadamente 10 mil escolas brasileiras.

"Trata-se da formação - o conteúdo pedagógico do lazer -, pois ainda não existe esse olhar para as nossas comunidades, escolas, nem mesmo professores de educação física. Lazer é um assunto novo, uma política pública novíssima, que surgiu com o Ministério do Esporte", define a secretária nacional de Esporte e Lazer, Rejane Penna Rodrigues. Outra ponta dessa construção de política e, consequentemente, difusão do conhecimento é a parceria com a Rede Latino-Americana de Lazer, Esporte e Educação, que reúne 60 instituições de ensino em todo o continente. "Esse conteúdo consolidado junto com o MEC amplia a difusão. Para este ano, esperamos ampliar a parceria."

A secretária chama a atenção para o nome da rede latino-americana, que destaca a palavra "lazer": "Veja bem a ordem: Lazer, Esporte e Educação". A rede une gestores, professores e pesquisadores latino-americanos que se dedicam ao tema tanto do ponto de vista físico quanto mental. "Uma coisa é você trabalhar o xadrez como competição, outra, como uma manifestação lúdica. Isso é lazer."

A parceria é importante do ponto de vista da política externa do País, muito voltada para a integração do continente. "Nós não podíamos ficar de fora. Os jogos, em si, as competições já fazem esse vínculo, de uma maneira natural. Mas a política e o conhecimento só vão ser consolidadas a partir da construção de uma rede, com o estabelecimento de interlocutores que se comunicam entre si".


Ascom - Ministério do Esporte




::Assista Vídeo

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla