Ministério do Esporte Alcino Rocha, do ME, abre 3º Seminário das cidades-sede da Copa 2014 no Rio de Janeiro
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Alcino Rocha, do ME, abre 3º Seminário das cidades-sede da Copa 2014 no Rio de Janeiro

O assessor especial do Ministério do Esporte, Alcino Rocha, que abriu ontem no Rio de Janeiro (no Hotel Sheraton Barra) o 3º Seminário das Cidades-Sede da Copa 2014, ressaltou a importância do encontro para estabelecer um canal de interlocução permanente entre todos os atores e parceiros envolvidos no evento - Governo Federal, Ministérios, CBF e as 12 cidades-sede. Segundo ele, a medida é fundamental para o sucesso da organização da Copa do Mundo de Futebol no Brasil, em função do gigantismo dos resultados que se pretende alcançar. "Foi muito importante, nesse momento inicial, termos conseguido reunir os representantes de todas as 12 cidades que sediarão os jogos deste que será um dos maiores eventos já organizados no Brasil", afirmou. "Isso nos consolida a certeza de que é possível alcançarmos uma unidade nos trabalhos a serem desenvolvidos para o sucesso da Copa de 2014". O Seminário teve ainda a participação do ministro do Turismo, Luis Eduardo Barretto Filho, do presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e do Comitê Organizador Local da Copa, Ricardo Teixeira, da presidente da EMBRATUR, Jeanine Pires, e do consultor internacional Willian Field, além dos representantes oficiais das 12 cidades-sede dos jogos da Copa - Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. O ministro do Turismo reforçou a importância do trabalho conjunto defendido por Alcino Rocha, destacando a responsabilidade de cada um dos envolvidos e a necessidade de compromisso das equipe, que começa agora, em se manterem unidas pelos próximos cinco anos. Barretto avaliou que, para dar a essa Copa "a cara do Brasil", quatro eixos de ação serão essenciais: a promoção e imagem do país, a qualificação profissional na recepção e atendimento aos turistas, a ampliação do parque hoteleiro e a acessibilidade ao país e às cidades-sede (vias de acesso e portas de entrada). "Teremos 65 destinos turísticos indutores que o Governo pretende criar especificamente para a Copa e que possivelmente serão mantidos após o término do evento", anunciou. Pontuando a importância dessa mobilização do público interno, Willian Field, experiente profissional em eventos esportivos de grande porte em todo o mundo, lembrou o exemplo da Alemanha que, com o foco bem dirigido aos objetivos estabelecidos com antecedência, realizou um dos melhores eventos mundiais até hoje. "A auto-estima que o governo alemão incutiu no povo, com o slogan 'ajudando os alemães a se ajudarem?, foi fator decisivo nesse sucesso", avaliou. Em Pequim, o mote para o público interno foi "Somos um dos países mais importantes do mundo - mundo que estará olhando para nós antes e durante todo o período das Olimpíadas". Na África, a mensagem do Governo para os africanos está sendo: "Esta é a primeira vez que uma Copa do Mundo acontece em solo africano e nós estamos criando e pavimentando este caminho juntos". Não por coincidência, apontou, os ingleses optaram para as próximas Olimpíadas (em Londres, 2012) por envolver diretamente cada um dos britânicos na elaboração do processo de realização do evento, com o slogan "Quais são seus objetivos pessoais para as Olimpíadas?". Segundo ele, no Brasil esse envolvimento da população será ainda mais fundamental, em função da grande extensão territorial do país e da pouca noção que os turistas estrangeiros têm de que uma competição pode se dar a milhares de quilômetros da outra. "Este é um ponto que precisa ser bem trabalhado", aconselhou. Finalizando o Seminário, a secretária administrativa do Comitê Organizador da Copa 2014, Joana Havelange, anunciou que nas próximas duas semanas será fechado pelo Governo Federal um pacote sobre mobilidade urbana na Copa para todo o país. Explicou ainda que possivelmente até janeiro estará pronto um livreto contendo todas as determinações da FIFA sobre os direitos de cada cidade-sede antes, durante e depois da Copa. Quanto à logomarca do evento, será lançada logo após o término da Copa da África. "A equipe da FIFA virá ao Brasil para ajudar na composição e elaboração do produto", informou.. Ascom - Ministério do Esporte

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