Ministério do Esporte Reunião debate uso de biodiesel nos Jogos Olímpicos 2016
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Reunião debate uso de biodiesel nos Jogos Olímpicos 2016

Representantes da Agência Nacional de Petróleo (ANP), da Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro (Fetranspor) e de distribuidoras de combustível, debateram na sexta-feira (05/09) na Secretaria de Transportes do Rio, os preparativos para viabilizar o uso do B20 - biodiesel misturado na proporção de 20% ao diesel tradicional - durante os Jogos Olímpicos de 2016, caso o Brasil saia vitorioso na disputa com Madri, Tóquio e Chicago. A reunião foi coordenada pela Agência Metropolitana de Transportes Urbanos (AMTU), que irá preparar uma carta compromisso a ser assinada, até o final deste mês, entre as empresas distribuidoras de combustível, montadoras e o governo do Estado, para dar início aos testes experimentais. Segundo Waldir Peres, superintendente de Gestão da AMTU, os Jogos Mundiais Militares, que serão realizados em 2011, e a Copa do Mundo, em 2014, serão utilizados como estratégia para a divulgação do biodiesel. Ele acredita que esta será uma ótima oportunidade para dar visibilidade ao produto brasileiro no cenário internacional. Para Waldir, a iniciativa serve como mais um atrativo para chamar a atenção do Comitê Olímpico Internacional (COI) para o Rio de Janeiro, já que o biodiesel, quando misturado ao diesel tradicional, polui menos o ambiente. "Podemos selecionar as linhas que passam nos principais clusters previstos para os Jogos, que serão Deodoro, Barra da Tijuca, Zona Sul e Maracanã, e identificar os ônibus que utilizam o biodiesel. Entre março e maio teremos a visita do COI e seria muito importante que nós já tivéssemos algumas linhas de ônibus e barcas rodando com o B20 em caráter experimental. São cerca de 1.600 ônibus destinados para a Família Olímpica, e acredito que nós possamos utilizar o biodiesel em outras linhas também", comentou Waldir Peres. Para que algumas linhas possam utilizar o B20 já em março, a ANP terá de autorizar os testes. Para isso, o primeiro passo será o envio, pela Fetranspor, de um pedido de autorização à agência. Após a aprovação, as linhas poderão circular com o percentual permitido pela ANP. O passo seguinte será o equacionamento, entre as distribuidoras de combustível e as montadoras, dos custos de operação. Fonte: Agência Metropolitana de Transportes Urbanos do Rio de Janeiro

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