Ministério do Esporte Pan aumenta empregos no primeiro semestre deste ano no Rio
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Pan aumenta empregos no primeiro semestre deste ano no Rio

A realização dos Jogos Pan-americanos Rio 2007 foi um dos principais motivos para que o município do Rio de Janeiro atingisse a marca de maior gerador de empregos do estado do Rio de Janeiro no primeiro semestre deste ano, conforme relatório da Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego. Segundo balanço do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), feito pelo Ministério do Trabalho, cerca de 35 mil postos de trabalho foram criados no Rio, no primeiro semestre. Já o setor da construção civil teve 7 mil empregos diretos gerados nas obras das instalações do Pan. Segundo o presidente do Sindicato das Indústrias da Construção Civil, Sinduscon-Rio, Antônio Carlos Mendes Gomes, a valorização imobiliária permitiu a criação de novos postos de trabalho. "Grandes conjuntos residenciais estão sendo construídos perto dos locais de competição do Pan. O saldo do mês de julho foi o primeiro negativo do ano justamente por causa do fim do Pan", enfatizou. Um novo salto na geração de empregos do setor ocorrerá assim que as obras de infra-estrutura, com verbas do Programa de Aceleração do Crescimento, saírem do papel. "As obras do PAC somadas à valorização imobiliária permitirão que 2008 seja tão proveitoso quanto esse semestre foi", afirmou Gomes. Comércio e serviços Os setores de serviços e de comércio também tiveram o Pan como peça fundamental no aumento da geração de empregos do município. Entre os novos postos de trabalho criados no Estado do Rio de Janeiro obteve o saldo total de 11.299 no mês de julho. Dos total dos empregos gerados, 74% foram pelos setores de comércio e serviços, com 8.331 vagas, segundo dados do Caged. "O resultado foi melhor do que o do ano passado, quando os dois setores juntos foram responsáveis por 60% das novas vagas", informou o presidente da Federação do Comércio do Rio de Janeiro, Fecomércio-RJ, Orlando Diniz. Propaganda no Pan rende frutos para Pequim 2008 A expectativa das agências de comunicação é positiva em relação aos planos comerciais para as Olímpiadas de Pequim em 2008. De acordo com algumas agências, o fato de o esporte ser um apelo de sucesso entre os brasileiros, os bons resultados em relação à audiência obtidos com os Jogos Pan-americanos do Rio e a grandiosidade do evento em si devem não apenas atrair as empresas para as cotas de patrocínio oficiais, como para as ações promocionais Na opinião do diretor de mídia da Talent, Paulo Stephan, nem mesmo a diferença de fuso horário vai atrapalhar a empolgação do mercado. "Os Jogos Olímpicos são um evento que sempre tem grande procura por parte dos anunciantes. O esporte mexe com as pessoas e os brasileiros gostam de assistir. Prova disso é que a audiência das TVs cresceu durante o Pan", exemplifica Stephan. O diretor comercial da Disney & ESPN Media Networks, Marcelo Pacheco, observa um movimento acima do esperado para a competição, melhor do que o registrado na véspera dos Jogos de Atenas 2004. "Os negócios estão indo numa velocidade maior que a gente esperava, também por causa do reflexo do sucesso do Pan Rio 2007", diz Pacheco, que espera aumento da audiência parecido ao registrado no Pan, de 400%. Ascom - Ministério do Esporte Com informações da Gazeta Mercantil e Jornal do Commercio

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