Ministério do Esporte Gestores do Segundo Tempo conhecem a nova identidade visual do programa
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Gestores do Segundo Tempo conhecem a nova identidade visual do programa

A visibilidade da marca do Programa Segundo Tempo é uma ação muito importante para o governo federal e merece que todos os convênios parceiros apresentem de forma padronizada essa identificação. A partir da próxima semana, será disponibilizado no site www.esporte.gov.br/segundotempo no link área restrita, e depois no Segundo Tempo - Convênios, o Manual de Identidade Visual do programa. Nele o Ministério do Esporte apresenta os novos modelos de placas de divulgação a serem utilizadas nos cerca de três mil núcleos do país. O Manual de Identidade Visual do Segundo Tempo foi produzido pela Assessoria de Comunicação do Ministério do Esporte (Ascom) e aprovado pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência República (Secom). Os mais de 600 gestores presentes no Encontro Nacional de Capacitação puderam conferir, no útlimo sábado (14/04) por meio de slides, os novos modelos de placas. O fato acorreu durante a palestra sobre identidade visual do programa, ministrada pelo profissional de design Everton Carvalho de Sousa. As placas foram disponibilizadas nos formatos horizontal e vertical. Elas não trazem medidas estipuladas, porém determinam padrão estético único. Quanto às instruções, estas apontam tipografias e informações pré-determinadas como: as opções de uso de placas tanto para convênios com governos (federal, estadual e municipal) ou para as Organizações não governamentais (Ong?s). A meta, segundo o Secretário Nacional de Esporte Educacional, João Ghizoni, é fazer com que todos as parcerias adotem seus materiais de identificação corretos. "Por isso, juntamente com o Manual de Identidade Visual do Segundo Tempo virá em anexo o Manual de Uso da Marca do Governo Federal", informou. Os gestores também puderam aprender um pouco mais sobre a composição do elemento visual. Itens como marca (soma intangível dos atributos do produto), logotipo (particularização de uma escrita de um nome especialmente criado ou não), símbolo (sinal gráfico que com o uso passa a identificar o nome, a idéia, produto ou serviço) deixaram de ser novidade. O designer também esclareceu aos presentes sobre os quatro elementos que basicamente compõem a identidade visual. "Somados o símbolo, o logotipo, as cores padrão e o alfabeto padrão resultam a identidade de uma marca. Mesmo se retirarmos o nome do símbolo, a idéia já foi associada ao produto", defendeu Carvalho de Sousa. Para Senir Camacho, representante técnica da Associação Monte das Oliveiras, uma Ong parceira que atende mil estudantes carentes do DF, das cidades de Samambaia, Santa Maria, Ceilândia e Planaltina, a oportunidade de participar do Encontro de Capacitação foi única. "Conheci e aprovei a nova identificação. Além de destacar a identidade do Governo Federal e do Ministério do Esporte, também reserva espaço para o nome, endereço dos núcleos e para as modalidades praticadas", justificou a educadora. Carla Belizária Ascom - Ministério do Esporte

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