Ministério do Esporte França é campeã da Copa do Mundo Oeste. Brasil cai nas oitavas
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

França é campeã da Copa do Mundo Oeste. Brasil cai nas oitavas

Enquanto a Copa do Mundo da Alemanha está apenas começando e os brasileiros contam os minutos para a estréia da seleção brasileira, na Copa do Mundo Oeste não teve jeito. O Brasil, representado pelo município de Paraúna, caiu nas oitavas-de-final e a França, da cidade de Anicuns, saiu com a taça. A competição reuniu 32 municípios da região Oeste de Goiás, vestidos com as cores das 32 seleções da Copa do Mundo, e seguiu o modelo de organização adotado pela Fifa: foram 64 jogos, distribuídos em 12 cidades da região, que representaram as subsedes da Alemanha. O torneio, em sua 1ª edição, teve início em 8 de maio na cidade de Palmeira de Goiás, com a presença do ministro do Esporte Orlando Silva Jr., e terminou dia 8 de junho, um dia antes do início da Copa do Mundo da Alemanha. A média de público por partida foi de duas mil pessoas. Na final, com a presença de cinco mil torcedores, a França derrotou a Inglaterra, representada por Iporá, por 4 a 1, e levantou a taça. De acordo com Mário Simonsen Faquim, um dos organizadores da Copa do Mundo Oeste, os jogos movimentaram muitos espectadores nas 12 cidades-sedes. Segundo Faquim, a intenção é que em todos as anos de Copa do Mundo, o torneio homônimo de Goiás seja realizado. "A interação entre os municípios foi grande e a nossa Copa foi um tremendo sucesso", disse. Brasil x Itália Para quem acredita em coincidências, é melhor não ler o restante deste texto. Isso porque a cidade de Paraúna, vestida de Brasil, enfrentou nas oitavas-de-final Sanclerlândia, que representava a Itália. Deu os italianos: 2 a 1. Na Copa do Mundo da Alemanha, o duelo pode se repetir: se o Brasil ficar em primeiro no Grupo F e a Itália se classificar em segundo no Grupo E, os times se enfrentarão já nas oitavas. Em jogos decisivos de Copa, os italianos derrotaram a seleção canarinho em 1982, na tragédia de Sarriá, na Espanha. Três edições antes, o Brasil derrotou a esquadra azurra na final da Copa do México e foi tricampeão. O mesmo aconteceu na final de 1994, quando, nos pênaltis, Romário, Dunga e Companhia levantaram o tetra nos Estados Unidos após Roberto Baggio chutar por cima do gol de Taffarel as esperanças italianas. Rafael Brais de Castro Ascom-Ministério do Esporte Leia mais: Ministro do Esporte participa da abertura da Copa do Mundo Oeste.

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla