Ministério do Esporte II Conferência Nacional do Esporte começa nesta quinta-feira
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

II Conferência Nacional do Esporte começa nesta quinta-feira

Entre os dias 4 e 7 de maio, todas as atenções do Esporte estarão voltadas para Brasília, onde 1,5 mil representantes do segmento se encontram para participar da II Conferência Nacional do Esporte. O evento será realizado no Marina Hall. A missão do processo, que em sua segunda edição tem como tema a construção do Sistema Nacional de Esporte e Lazer, é aperfeiçoar sua estruturação institucional no país por meio da participação popular. A abertura da Conferência será realizada na quinta-feira (04/05), às 15h. No ato, o Presidente Lula fará o anúncio do lançamento da Lei de Incentivo ao Esporte, projeto que busca ampliar o investimento da iniciativa privada nos projetos esportivos. A II Conferência Nacional do Esporte foi dividida em três etapas: a municipal ou regional, que começou dia 2 de janeiro e foi até 19 de março; a estadual, que foi realizada de 19 de março a 7 de abril; e a nacional, que começa hoje. Ao final da fase preparatória, ou seja, após as cerca de 180 conferências municipais, 140 regionais, 26 estaduais e uma distrital, quase mil delegados foram eleitos e, juntos com os delegados natos e convidados, representarão todas as unidades federativas na Conferência Nacional. Segundo o ministro do Esporte, Orlando Silva, a Conferência surgiu para consolidar o esporte como direito social e assumiu a missão de debater a reconstrução do Sistema de Esporte. "Este é um momento de compromisso com o esporte brasileiro e sabemos que a demanda é imensa. Por isso, temos o desafio de consolidar uma política por meio de um Sistema Nacional de Esporte, que está sendo discutido pela II Conferência do Esporte" O processo de Conferência Nacional do Esporte foi instituído em 2004, ano em que aconteceu a I Conferência, quando mobilizou 873 municípios de todo o país. Na II Conferência, os debates foram divididos em quatro eixos: Estrutura (organização, agentes e competências); Recursos Humanos e Formação; Gestão e Controle Social; Financiamento. Em 2006, mais de 2,2 mil municípios se mobilizaram em todos o Brasil para debater as carências e sugerir propostas para o setor. I Conferência A I Conferência Nacional do Esporte aconteceu em junho de 2004 com 83 mil pessoas mobilizadas de 873 municípios espalhados pelos 26 estados, além do Distrito Federal. As ações foram divididas em 60 conferências municipais, 116 etapas regionais, 26 estaduais, uma distrital e, para finalizar, a etapa nacional. O tema proposto foi "Esporte, Lazer e Desenvolvimento Humano". Desde então, novos parâmetros foram estabelecidos para o esporte e o lazer no Brasil: do primeiro encontro surgiram deliberações para orientar a Política Nacional do Esporte e foram estabelecidas metas para os avanços na área de inclusão social e desenvolvimento humano. Na Conferência foi apontada também a necessidade da construção do Sistema Nacional do Esporte e do Lazer que procura, entre outras motivações, democratizar o acesso ao esporte.

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla